MENU

BUSCA

Diretor de turismo de Ananindeua fala sobre a criação de produtos turísticos para o município

Em entrevista ao O Liberal, o pesquisador fala sobre os avanços do setor na cidade que entrou recentemente no Mapa do Turismo no Brasil

Daleth Oliveira

Adrielson Furtado é turismólogo e doutor em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e diretor  de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Em entrevista ao O Liberal, o pesquisador fala sobre os avanços do setor na cidade que entrou recentemente no Mapa do Turismo no Brasil. 

Ananindeua, que já foi conhecida como cidade dormitório, há anos perdeu esse status com o desenvolvimento econômico do município. Além de empregos, educação e saúde, a cidade também oferece opções de lazer aos munícipes. Como você vê essa evolução do município?

A partir da década de 2000, Ananindeua passou a ofertar serviços que antes eram encontrados apenas em Belém, a exemplo de faculdades e colégios , clínicas especializadas e hospitais, rede de supermercados, lojas de departamentos, farmácias, restaurantes, lanchonetes, bares, pub, pizzarias, etc. A oferta desses serviços permitiu aos munícipes poder suprir suas necessidades sem precisar se deslocar para outro lugar. Essa evolução na oferta de produtos e serviços ainda está em processo de expansão, pois acompanha o crescimento da população.

Para permitir que essa evolução cresça sem gerar impactos negativos à população local, a Prefeitura Municipal de Ananindeua vem desenvolvendo ações estratégicas para melhorar o acesso das vias, saneamento básico, iluminação pública, segurança, acesso à saúde, incentivo ao micro empresário individual, reforma de espaços públicos como praças e parques, etc. Tudo para oferecer ao cidadão condições dignas de moradia e bem estar.

O que a Diretoria de Turismo tem feito para alavancar o turismo na cidade?

O turismo, por ser uma atividade econômica, está inserido na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), sob a gestão de Ivelane Catarini. Sua nova Diretoria de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo (DDCT), vem trabalhando nos últimos seis meses para criar produtos turísticos, que contribua para tornar o município num destino competitivo no Pará. Uma das metas de gestão é a criação de quatro rotas turísticas: Rota das Ilhas, Rota dos Balneários, Rota Cultural e Rota do Abacatal, que estão em processo de formatação, em parceria com o setor privado e a comunidade local.

A Diretoria também está elaborando projetos em parceria com a Diretoria de Feiras e Mercados, para tornar os mercados públicos e feiras livres em espaços de visitação nos roteiros turísticos. Ao invés do visitante ir até a Feira do Ver-o-Peso para comprar produtos alimentícios e lembranças, ele poderá encontrar os mesmos produtos nas feiras e mercados do município de Ananindeua, com destaque para a produção da agricultura familiar do Curuçambá. Os parques, praças e canteiros centrais também fazem parte das ações da Diretoria de Turismo, visando a gestão e a manutenção destes espaços, para melhor atender aos visitantes. Os artesãos da Feira de Artesanato de Ananindeua do Shopping Metrópole também estão sendo envolvidos no planejamento turístico, para que possam ofertar produtos artesanais aos visitantes que queriam levar uma lembrança da cidade.

A área do antigo Curtume Maguary, que está sendo projetado pela Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura (Sesan), também tem uma parceria com a Diretoria de Turismo, pois no local será construído um dos maiores pontos turísticos de Ananindeua: o Parque Vila Maguary. O parque objetiva ofertar a população de Ananindeua um espaço de lazer que integra turismo, esporte, cultura e lazer. A requalificação do espaço também visa proteger e valorizar um local que muito contribuiu para a economia do município e para formação socioespacial do município. O visitante também poderá visitar um museu que contará a história da cidade, bem como um restaurante e um café no último prédio erguido pelo Curtume Maguary. 

Este ano, Ananindeua entrou no Mapa do Turismo do Brasil. O que isso muda, efetivamente, para os munícipes?

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento do Ministério do Turismo (MTUR), que identifica as necessidades de investimento e promoção dos municípios e regiões turísticas, alinhados aos princípios da Política Nacional de Turismo. Objetivando orientar a atuação do MTUR no desenvolvimento das políticas públicas e garantir que os recursos federais sejam direcionados aos municípios que estão trabalhando para desenvolver o turismo.

Nesse contexto, Ananindeua ao entrar no mapa poderá captar recursos federais para investimento, promoção, melhorias de infraestrutura de apoio e, no desenvolvimento de políticas públicas de turismo. Esses investimentos permitem ao cidadão usufruir de todas as melhorias que serão captadas e construídas para compor a oferta turística do município de Ananindeua, como parques, portos, postos de informações turísticas, etc.

Os balneários da cidade são de piscinas naturais de olho d’água, o que requer um cuidado especial na preservação da natureza. Como continuar investindo nesses espaços, promovendo o turismo de lazer ecológico de forma sustentável?

Atualmente, Ananindeua possui alguns espaços de lazer que ofertam além do banho, serviço de alimentos e bebidas, com destaque para o Balneário Paraíso da Família no Curuçambá e o Balneário do Isaac no Icuí-Laranjeiras. Outros estão se estruturando para ofertar ao cliente uma experiência agradável e segura. Seus donos sabem que precisam seguir as orientações técnicas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), para que suas fontes e nascentes continuem a gerar uma vazão que possa abastecer piscinas naturais, estes devem manter preservado a sua vegetação local, para que este possa captar a água da chuva e abastecer o lençol freático.

Para que estes espaços possam atrair visitantes e obter renda para gerar novos investimentos, estes precisam oferecer um produto e serviço de qualidade, para que o cliente possa retornar e recomendar para mais pessoas. Nesse processo multiplicador, a renda obtida com bilheteria, alimentos e bebidas, permitiram que seu proprietário possa investir na manutenção e construção de novas estruturas que possam contribuir para a competitividade do seu negócio.

As ilhas de Ananindeua, apesar de exuberantes, ainda são pouco exploradas pelo turismo, até mesmo pela questão da logística. A Secretaria tem algum projeto voltado para a região insular da cidade?

A região insular de Ananindeua é uma prioridade da atual gestão municipal, porém seu uso para o turismo precisa seguir algumas normas que garantam a sua comercialização como produto turístico por muitos anos. Para isso, precisa ter viabilidade e sustentabilidade. Contudo, a Prefeitura vem estruturando ações que permitam o desenvolvimento do turismo ecológico na região, como o novo porto público, sistema de transporte aquaviário, orla, capacitações, infraestrutura para produção agrícola e infraestrutura nas comunidades.

Todas essas ações são executadas pelas secretarias municipais, que poderão ser utilizadas para o turismo. A Sedec já realizou o mapeamento da região insular e identificação das comunidades e infraestrutura existentes. A criação da Rota das Ilhas permitirá a visitação da região com suas comunidades, passeio de trilha e parada para alimentação na casa dos insulares.

Além do turismo de lazer e ecológico, quais outros tipos Ananindeua oferece?

Em virtude das inúmeras opções de alimentação, o visitante poderá realizar um turismo gastronômico pelos restaurantes, pub, cervejarias, pizzarias, hamburguerias, churrascarias, etc. Caso ele queira uma prática esportiva, empresas de esporte náuticos (Remadores do Sol, Kayak Club, Banzeiros Sup, por exemplo) oferecem passeios de caiaques e stand up paddle pelo rio Maguari e furos da região das ilhas, com passeio todos os finais de semana durante a manhã e ao pôr-do-sol. Esse turismo de aventura possui instrutores capacitados para permitir uma experiência segura e agradável aos visitantes.

Como a prefeitura e a área de turismo tem investido em logística, para facilitar o acesso dos turistas, e também capacitação dos trabalhadores e melhora dos equipamentos como por exemplo, restaurantes e barracas de alimentação, para que de fato o turista se sinta acolhido e com vontade de usar esses serviços novamente?

A Prefeitura lançou pela primeira vez a campanha Verão Ananindeua 2022, para informar aos cidadãos que não podem viajar e os turistas que estarão na cidade no mês de julho, dicas de lazer como balneários, restaurantes, bares, contendo as informações de localização, valores de entrada, serviços de alimentação e funcionamento. Além de espaços públicos como parques e praças, para que o grande público possa conhecer e visitar.

Para que os funcionários desses estabelecimentos possam oferecer um serviço de qualidade, está sendo ofertado qualificação profissional na área de manipulação de alimentos, planejamento de cardápios, qualidade no atendimento, etc. Essas qualificações permitem que estes prestadores de serviços turísticos impulsionem seus negócios, atraia e retenha seus clientes.

A Diretoria de Turismo da Sedec vem executando um planejamento de base, para direcionar as ações estratégicas, visando posicionar Ananindeua como um destino turístico competitivo e de sucesso.

 

Pará