Entenda o que significa 'égua', 'pomba lesa' e 'gala seca' no Pará

As gírias são muito populares entre os paraenses e fazem parte da cultura do estado. Entenda o significado de algumas das mais populares delas.

Beatriz Rodrigues
Imagem: Pixabay

Na questão de gírias, os paraenses são os brasileiros que possuem um dos vocabulários mais ricos do país. As expressões populares estão presentes em todo o Pará, da região metropolitana de Belém ao Baixo Amazonas e o sudoeste do estado, e já fazem parte do patrimônio cultural dos paraenses.

VEJA MAIS

Expressões paraenses são muito faladas na cidade 'Espoca bucho', 'Dá uns quebras' e mais; relembre 10 expressões antigas dos paraenses
Algumas pessoas mais velhas ainda as utilizam, porém, precisam, cada dias mais, explicar seu significado aos mais 'novinhos'

Entenda o significado de "brat", termo que vem viralizando nas redes sociais O que é 'brat'? Entenda o significado da gíria viral que foi escolhida a Palavra do Ano de 2024
Meme viralizou principalmente no X (antigo Twitter), com uma estética visual verde

Australiano insinua que paraense ‘se apropria' da Amazônia: 'Gírias, tacacá, açaí, vem de lá mesmo?
Internautas não gostaram do posicionamento de Simon e estão acusando-o de ser "tendencioso" e querer criar rivalidade entre Pará e Manaus

Os termos “égua”, “pomba lesa” e “gala seca” são bem tradicionais no dicionário paraense e são algumas das expressões mais usadas. Confira o que elas significam abaixo:

Égua

Além de ser o nome dado a fêmea do cavalo, na região norte do país “égua”, dependendo de como é usada, pode demonstrar espanto, alegria, raiva ou surpresa. O termo é uma espécie de “vírgula do paraense” que pode ser usada em quase todas as frases, semelhante a “poxa” ou “caramba”.

Exemplos: “Égua, que mulher bonita!”, “Égua, que susto!”, “Égua, eu não aguento mais!”, “Égua, eu nem acredito que consegui!”.

Acompanhado do “não”, o termo também serve para demonstrar decepção, algo como “não acredito numa coisa dessas!”. Ex.: “Égua não, esse mano fez isso mesmo?”

Pomba Lesa

No dicionário da língua portuguesa, a pomba é substantivo que dá nome a ave. Em algumas regiões do país o termo também é usado como gíria. No Pará, acompanhado pela palavra “lesa”, a expressão é usada para se referir a alguém que está desligado ou lento, sendo comumente usado para chamar a atenção da pessoa.

Ex.: “Ei! Tu é pomba lesa, é?”

Gala Seca

Apesar de no dicionário o termo "gala” ser usado para descrever o traje de ocasiões solenes, no Pará, "gala seca" é uma expressão usada para descrever uma pessoa com comportamento sem noção e idiota, ou irritante.

Ex.: “Aquele mano só fala besteira, é um gala-seca mesmo”, “Esse cara é gala seca, muito chato”.

(*Beatriz Rodrigues, estagiária sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web de Oliberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ