MENU

BUSCA

Dia dos Motociclistas: condutores pedem respeito e segurança nas ruas

Os dados de acidentes registrados pelo Detran-PA refletem a insegurança à qual os motociclistas estão expostos

Dilson Pimentel

O Dia Nacional do Motociclista e do Motoboy é comemorado nesta quarta-feira (27). O que as pessoas que circulam pelas ruas de moto pedem na data é mais segurança e respeito no trânsito. Em 2021, segundo aponta o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) foram registrados, 12.813 acidentes envolvendo motociclistas em todo estado. E, em 2022, até o mês de março, foram 2.701 acidentes. Os dados deste ano ainda estão sendo atualizados.

VEJA MAIS

Conheça o "Feras do Asfalto", o primeiro motoclube feminino do Pará

Ivanete Costa, a “Preta”, é fundadora e presidente do Motoclube Feras do Asfalto. É o primeiro motoclube feminino do Pará e surgiu em 1º de julho de 2011. “É um clube sem fins lucrativos, formado só por mulheres. Somos 28 atualmente. O objetivo é fortalecer o motociclismo feminino. Realizamos viagens, passeio, participamos de eventos, realizamos ações sociais, que é o nosso maior foco”, explicou.

Como nasceu o Dia do Motociclista

O Dia do Motociclista surgiu em 1984, a partir de uma tentativa da Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM) para estimular um dia comemorativo oficial para a categoria e também para fixar uma data oficial comemorativa. 

O dia 27 de julho em especial foi escolhido pela entidade para homenagear o motociclista e mecânico da Honda Marcus Bernardi, que faleceu nesta data no ano de 1974.

Pará