MENU

BUSCA

Dia do Meio Ambiente: Pará na COP 30 é destaque em debate promovido pelo governo estadual

Especialistas e autoridades do estado se reuniram em evento em alusão ao Junho Verde

O Liberal

O Governo do Pará reuniu diversas instituições na programação Junho Verde, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na segunda-feira (5). O evento ocorreu no Teatro Maria Sylvia Nunes, em Belém, e contou com a parceria do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Secretaria de Cultura (Secult) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE), e participação de especialistas na área ambiental.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’de Almeida, fez a abertura do evento e comemorou a data, destacando a confirmação de Belém como sede da COP 30, em 2025. “É um momento para refletirmos, mobilizar, realizar e chamar a população de Belém, do Pará e da Amazônia para a importância de ter um evento como esse aqui na região. Esse é um momento para discutir sobre a Amazônia com os amazônidas e dizer ao mundo aquilo que precisamos para manter a floresta viva, para fazer com que a nossa população tenha uma melhor qualidade de vida, com o meio ambiente adequado”, ressaltou Mauro O’de Almeida.

VEJA MAIUS

Governador celebra Dia Mundial do Meio Ambiente em Brasília e reforça parcerias pela COP 30
No Palácio do Planalto, Helder Barbalho e o ministro das Cidades, Jader Filho, assistiram ao presidente Lula criar o Conselho Nacional para tratar sobre a Conferência sobre Mudanças Climáticas

Pará deve receber R$ 406 milhões para retomada de obras federais em educação
Outros R$ 10 milhões devem ser investidos ainda este ano em projetos de sustentabilidade nas escolas. Investimentos integram a Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, lançada nesta segunda-feira, em Belém

COP 30: Cooperativas recebem capacitação sobre produção orgânica
As ações de capacitação visam promover a sustentabilidade

O primeiro painel teve como tema “Os tribunais de contas e o controle ambiental”, com a participação do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, Júlio Assis Corrêa Pinheiro. “A atuação dos tribunais é importante para que nós possamos efetivamente fazer um meio ambiente mais sadio, mais saudável, visando as presentes e futuras gerações, como diz a Constituição de 88”, disse.

Em seguida, subiu ao palco do teatro o ambientalista, fundador da SOS Mata Atlântica e colaborador da legislação ambiental do País, Fábio Feldmann, com o painel “Pará - Brasil e os Tribunais de Contas: sustentabilidade diante dos desafios globais”. De acordo com ele, a COP 30 em Belém, será um bom momento para mostrar para o mundo bons exemplos a serem seguidos. “O mundo estará aqui em Belém e há uma enorme expectativa de que o Pará seja o grande protagonista da conferência, para mostrar bons exemplos. Isso ajuda o Brasil a resgatar o potencial que merece”, declarou.

Porto Futuro ganha 50 árvores e Helder Barbalho anuncia educação ambiental nas escolas
As iniciativas fazem parte da programação do ‘Junho Verde’, que é intensificada com o recente anúncio da COP 30 em Belém.

Governo anunciará pacote de mudanças na Educação Pública pensando na COP 30
A chamada ‘Política Pública de Educação para o Meio Ambiente’ prevê desde a inclusão da educação ambiental na grade curricular da rede estadual até a destinação de repasses financeiros nas escolas para práticas de sustentabilidade.

Diretor do Museu Emílio Goeldi detalha mais de 8 reformas que serão feitas para a COP 30
Dr. Nilson Gabas Júnior conversou com o Grupo Liberal e explicou como serão feitas as obras e o valor que custará

Junho Verde

No Pará, a Lei Estadual nº 9.856/2023 instituiu a campanha Junho Verde, para ser realizada, anualmente, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. A iniciativa tem o objetivo de desenvolver o entendimento da população quanto à importância dos ecossistemas naturais e dos seres vivos, assim como o controle da poluição e a degradação dos recursos naturais para a atual e as futuras gerações.

A programação deste ano contou com atividades físicas, marketplace de bioeconomia, atividades de educação ambiental, exposições e com o espaço “Nossa Amazônia”, entre outras ações no Parque Urbano Porto Futuro, Parque Estadual do Utinga, Casa das 11 Janelas, por meio do Preamar da Criatividade, além da Estação das Docas.

Pará