MENU

BUSCA

Desfiles cívico-militares e atos públicos no Pará encerram sem intercorrências

Tranquilidade marcou manifestações em Belém, Marabá e Santarém. Novos atos devem ocorrem à tarde na Pérola do Tapajós

O Liberal

Após pelo menos três grandes eventos terem marcado o 7 de Setembro e o Bicentenário da Independência do Brasil em Belém, além dos desfiles oficiais e atos realizados também em Santarém e Marabá, as programações do feriado no Estado foram marcadas pela tranquilidade, pluralidade de expressões e nenhuma ocorrência violenta registrada nesta quarta-feira. Veja como foi minuto a minuto.

O 28° Grito dos Excluídos e Excluídas realizou uma grande caminhada, de pouco mais de uma hora, que percorreu a avenida Nazaré até o Mercado de São Brás.


Santarém e Marabá


Nos municípios de Marabá (sudeste do Pará) e Santarém (oeste do Estado), desfiles oficiais cívico-militares também ocorreram com tranquilidade - e apenas com programações oficiais, pela manhã.


Em Santarém, profissionais de Enfermagem fizeram durante os desfiles oficiais da manhã um ato contra a suspensão do piso mínimo para categoria. Na tarde desta quarta (7) ainda sãi esperados dois atos: a 28ª Edição do Grito dos Excluídos e Excluídas e a Bike-Moto-Carreata pró-governo.

A concentração da ciclocarreata será na Praça da Bíblia, na avenida Doutor Anísio Chaves, a partir das 16h. O percurso do ato ainda não foi confirmado pela coordenação do evento. Já a programação do Grito dos Excluídos 2022 ocorrerá na Praça da Matriz, das 17h30 às 20h. O ato é organizado pelas Pastorais Sociais da Arquidiocese de Santarém, em parceria com entidades e movimentos sociais.


Em Marabá, os desfiles oficiais da manhã pelo 7 de Setembro também transcorreram sem incidentes. Após o desfile cívico-militar, um grupo de manifestantes pró-governo percorreu brevemente as ruas do município. Nenhum ato está programado para a tarde deste feriado.

Pará