MENU

BUSCA

De professora a quituteira: reinvenção saborosa em tempos de pandemia

Capricho e carinho são as marcas dos quitutes da professora Telma que viu nos doces a oportunidade de realizar sonhos

Patrícia Baía

Uma mulher apaixonada pela vida, sempre pronta a descobrir coisas novas e a se reinventar. Dona de um sorriso largo, uma voz marcante e um sotaque que tem a mistura do tempero baiano, mineiro e paraense. Não tem quem não conheça a Telma Lemos em Castanhal, ou melhor, não tem quem não tenha sido aluno da professora Telma, como é conhecida e chamada até por quem não a teve como professora de português. 

VEJA MAIS

Mas hoje, já aposentada, ela continua fazendo história e construindo um outro legado. Aos 61 anos a professora está dando lugar a quituteira. E o carro chefe da empreendedora Telma Quitutes (nome da sua marca), são os suspiros. 

• Confira receitas de sucesso e comece a empreender também.

“Quando eu estava para me aposentar, lembrava de amigas que já estavam aposentadas e que quando voltavam à escola ficavam saudosistas e algumas até entraram em depressão. Eu não queria passar por isso e decidi estudar gastronomia, mas tive que parar logo no primeiro ano, em 2019, porque recebi o diagnóstico do câncer de mama”, contou a professora Telma.

A determinação, fé e vontade de viver fizeram a professora superar a doença. “Logo depois que eu operei, fui para a casa da minha filha em Goiânia e lá fiz um curso de doces, comecei a fazer suspiros e a vender por lá mesmo. Quando voltei pra Castanhal ofereci meus suspiros para uma degustação em um evento e sem saber já estava fazendo meu marketing”, contou.

E hoje a professora Telma usa as redes sociais com domínio. A visibilidade que recebeu fez com que ganhasse um programa de rádio, o “Saberes, sabores e outras histórias”, onde às quintas feiras pela manhã, ela bate um papo descontraído com seus convidados. O programa já dura um ano.

E a faculdade de gastronomia está quase terminando, mas já está fazendo uma especialização em confeitaria e panificação e iniciou a nutrição. “É um ciclo novo em minha vida”, disse.

Dia da Pizza: conheça o prato italiano que ganhou releitura paraense e virou sucesso em Belém
Dia da Pizza no Brasil é celebrado com gente reunida e massas recheadas de história paraense

X-tudo paraense abocanha 1º lugar em premiação nacional; confira
O prato da Casa Paraense, que possui com quatro unidades, no Amazonas, e uma em Fortaleza (CE), concorreu com receitas de mais 800 estabelecimentos

Outros projetos 

Paralelamente aos estudos, programa de rádio e presença em feiras de empreendedorismo, a professora Telma se prepara para lançar um e-book com suas receitas e cursos nas plataformas digitais. E nesta quinta (4), em seu programa de rádio, lança o projeto “Um pra tu e um pra eu”. “A cada absorvente que você comprar, compre outro e doe para quem não tem condições de comprar. Estamos buscando parceiros para serem postos de coleta. Você compra o absorvente e deixa nesse posto, que ficará responsável em destinar os absorventes a quem precisa”, disse a professora Telma

Pará