MENU

BUSCA

Correios oferecem serviço 'achados e perdidos'; confira como resgatar documentos

Os Correios disponibilizam um serviço para o público recuperar documentos perdidos

Maiza Santos / Especial para O Liberal

Perder documentos pessoais pode gerar uma série de problemas que afetam diversas áreas e atividades diárias. Para auxiliar e evitar transtornos, as agências dos correios de todo o país oferecem um serviço de “achados e perdidos para quem perdeu documentos. O objetivo da funcionalidade é facilitar e encurtar o tempo, além de reduzir o custo da busca por documentos perdidos. No Pará, somente em 2022, cerca de 4.116 documentos foram cadastrados no sistema.  Atualmente mais de 142 documentos continuam aguardando para serem retirados.

VEJA MAIS

Achados e perdidos

Em todo o Brasil, mais de 19 mil documentos estão disponibilizados para retirada nos Correios. No entanto, apenas 1,7% deles são procurados e devolvidos aos proprietários. Somente em 2022, os Correios receberam em suas agências mais de 125 mil objetos perdidos.

No Pará, a agência centralizadora do serviço de achados e perdidos é a agência Central de Belém, localizada na Av. Presidente Vargas, 498, no bairro Campina.

Documentos encontrados: podem ser entregues em qualquer unidade dos Correios ou em caixas de coleta de correspondências localizadas em todo o país. Após serem recebidos, os documentos são acondicionados em envelopes e guardados, ficando disponíveis para retirada durante 60 dias.

Como recuperar um documento nos Correios

Para verificar se o documento foi encontrado e em qual agência está disponível para retirada, é necessário acessar o site dos Correios. Para recuperá-lo, o cidadão deve apresentar outro que comprove sua titularidade e pagar o valor de R$ 6,95 pelo serviço.

Os documentos só poderão ser entregues aos proprietários ou seus representantes legais, devidamente reconhecidos. Caso seja constatado que o objeto perdido está em uma cidade diferente da qual o proprietário se encontra, é possível fazer uma solicitação para que o documento seja enviado à agência mais próxima. Os que não são procurados pelos respectivos titulares, são devolvidos aos órgãos emissores.

Pará