MENU

BUSCA

Cor barrenta do Rio Xingu preocupa moradores de Altamira

Uma mancha no Rio Xingu está transformando as águas verdes transparentes em cor de barro.

Andria Almeida

Após o impacto dos garimpos no Rio Tapajós que mudou a coloração das águas em Alter de Chão, no município Santarém, oeste do Pará, outro rio começou a apresentar manchas barrentas, dessa vez no Rio Xingu, na região de Altamira. A situação já preocupa os moradores que têm o rio como fonte de renda.

Várias publicações sobre a coloração das águas do rio Xingu têm sido feitas por moradores do município nas redes sociais. Isso porque existe uma mancha no Rio que está transformando as águas verdes transparentes em cor de barro.

VEJA MAIS

Preocupação que a causa esteja ligada a garimpos da região

Segundo o especialista, existe uma grande preocupação que Xingu esteja sofrendo o mesmo tipo de processo de degradação que o rio Tapajós. “No Tapajós, ali em Alter do Chão a gente viu que está com uma coloração alterada e no caso do Tapajós é sabido que é consequência dos garimpos. Então a gente vê o Xingu que já sofreu tanto com Belo Monte, tendo alterações em aspectos importantes da água. A pigmentação barrenta a gente tem medo de que também seja consequência dos garimpos”, disse.

A população está em alerta com a mudança na turbidez da água. “Nossa preocupação é que o Xingu, que sempre foi um rio de águas verdes, de águas transparentes, também se torne um rio barrento. Pode ser que esse caso seja um fenômeno específico, rompimento de uma barragem no açude e não tem nada a ver com garimpo, mas o é o nosso medo da população, ambientalistas e ribeirinhos”, enfatizou.

‘Botar a culpa na chuva não é verdadeiro, é irresponsável’, diz especilista

O professor rebateu a nota da secretaria de meio ambiente que diz que a coloração está relacionada ao grande volume de chuvas. “Isso está errado. Não é verdade que é só chuva. Mesmo porque a chuva acontece todos os anos. Mas o Xingu com essa cor nunca aconteceu. O que pode acontecer é a chuva romper uma barragem. E aí a gente teve a descida do barro que estava acumulado na barragem. Agora botar a culpa na chuva não é verdadeiro, é irresponsável”, contestou.

Ele conta que mora em frente ao rio e notou que algo estava errado.” Eu observei isso antes de qualquer pessoa falar. Eu moro aqui de frente para o rio Xingu, eu olhei para o rio e falei, está com uma cor diferente. choveu muito, mas não é a primeira vez que chove no ano e todo ano chove. Então não é isso”, concluiu.

Nota da Norte Energia

A Norte Energia, empresa privada e concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, negou que haja condições anormais nas águas do rio.

Em nota, a Norte Energia informou que durante as atividades de monitoramento ambiental do reservatório não identificou condições excepcionais ao período chuvoso na região, quando é comum ocorrer o carreamento de sedimentos para dentro dos cursos d’água - o que pode interferir na coloração da água do rio.

Pará