MENU

BUSCA

Conheça o prato de Santarém que conquistou a atriz Camila Pitanga

A chef conta que sempre foi apaixonada pela criação de novos sabores, ela lembra que convidava os amigos nos finais de semana para saborear suas aventuras na cozinha

Ândria Almeida

E o nosso Cozinha Tapajônica de hoje apresenta o prato “Mega Tapajós” feito à base do peixe Pirarucu, preparado pela chef Márcia Melo, que conquistou o paladar da atriz Camila Pitanga, durante a gravação de um filme no município de Santarém no ano de 2011. Na época, a atriz descreveu o prato como uma 'orgia gastronômica'.

A chef conta que sempre foi apaixonada pela criação de novos sabores, ela lembra que convidava os amigos nos finais de semana para saborear suas aventuras na cozinha da casa onde mora. Atualmente, a chef de mão cheia, transborda generosidade na montagem dos pratos que são bem servidos, comanda o restaurante “Nossa Casa”,  onde recebeu a reportagem de O Liberal para o preparo da receita.

“A história desse prato é que eu sempre fui apaixonado pela culinária e em uma das minhas viagens eu provei um prato que carregava o nome “mega”, aí eu pensei, quando tiver meu restaurante, farei um prato “Mega Tapajós”, em homenagem ao nosso rio que é imenso", lembrou.

Márcia lembra de um dos momentos marcantes de sua carreira, que foi quando a atriz Camila Pitanga afirmou ter virado fã das comidas preparadas no restaurante dela; a partir daí, nasceu uma amizade.

“A experiência com a Camila foi uma sorte, dizem que tudo na vida é sorte, tive a sorte de cozinhar para o elenco do filme em que ela era a atriz principal, durante 3 meses. E ela se encantou com o Mega Tapajós e levou o nome dele para o mundo, onde ela ia falar sobre a experiência na Amazônia, ela citava o prato. Virou uma irmãzona, até hoje a gente tem contato”, contou.

Márcia conta que criou algumas comidas leves para os atores, inclusive uma salada com o nome de Camila Pitanga, mas a atriz não abria mão de comer o Mega. “De dia ela comia muita salada, mas de noite ela vinha e já pedia o Mega”, contou.

Como preparar o "Mega Tapajós"?

Para esta receita a chef usou 350g de filé de pirarucu fresco, manteiga aromatizada com orégano, duas fatias de queijo muçarela. O peixe é empanado com ovo batido, trigo e farinha panko. O prato é acompanhado de arroz de jambu com tucupi. E farofa de banana da terra. Segundo a chef, o segredo da farofa de banana é usar o fruto mais maduro, pois ela afirma que assim elas concentram mais o doce. O menu inclui ainda o patê de cubos pirarucu defumado, alcaparras, salsinha, cebola, azeite e creme de leite batidos no processador.

Ela começa o preparo abrindo um pedaço de Pirarucu fresco como se fosse um bife. Na sequência, Márcia pincela o pescado a manteiga, recheia com fatias generosas de queijo muçarela, fecha dobrando, passa no trigo, depois no ovo batido, e finaliza o empanamento na farinha Panko. O peixe é frito no óleo quente até que fique dourado.

O prato fica bastante saboroso, o peixe carrega um tempero suave, com a carne macia e a cremosidade do queijo derretido no recheio que junto ao patê, que remete ao sabor de defumado. O arroz com tucupi traz uma acidez deliciosa. Já a farofa de banana doce é arrebatadora, ela lembra muito uma banana caramelizada, embora seja feita frita.

Pará