MENU

BUSCA

Barcarena: conheça a ilha de Trambioca, no Pará, com 11 praias paradisíacas e muita tranquilidade

Localizada no município de Barcarena e banhada pelo rio Pará, a ilha de Trambioca oferece tranquilidade e recantos naturais para os moradores e visitantes

Márcia Ferreira/ Especial para O Liberal

Localizada no município de Barcarena e banhada pelo rio Pará, a ilha de Trambioca oferece tranquilidade e recantos naturais para os moradores e visitantes. O lugar tem dezoito comunidades divididas entre estrada, ramais e praias. Ao todo são onze praias paradisíacas, mas apenas cinco têm estrutura para banho: Sirituba, Cuipiranga, Guajarino, Farol e Paraíso. A ilha foi lar do terceiro governador do Pará, Eduardo Angelim, que morou no sítio Madre Deus, durante o movimento da Cabanagem.

VEJA MAIS

Investimento

Nos últimos dez anos a Prefeitura de Barcarena tem feito investimentos na ilha, com serviços de asfaltamento, recuperação asfáltica, abertura e recuperação de ramais, placas de identificação de praias, ramais e comunidades, recuperação de pontes, reforma de escolas e unidades de sáude. “O governo já investiu muito na ilha porque entende que são necessários os serviços de infraestrutura e atendimento para que o turismo principalmente de Base Comunitária, que também é um potencial da ilha, seja realizado com qualidade”, comenta José Oscar, secretário municipal de Cultura e Turismo.

Barcarena: Como chegar e o que fazer nas belezas naturais do Caripi; vídeo
A praia tem água salobra, quase doce, formada pelas águas da Baía do Marajó e com aproximadamente 6 quilômetros de extensão

Fazendinha: Como chegar e o que fazer na praia paradisíaca de Barcarena
Passada a movimentação do Caripi, 900 metros adiante existe um paraíso ainda pouco explorado pelos visitantes da Região Metropolitana

Como chegar na ilha de Trambioca

Para chegar nas praias da ilha de Trambioca é muito fácil, a Prefeitura oferece uma balsa gratuita de segunda a terça e de quinta a domingo em horários alternados. Caso o visitante não queira esperar o horário gratuito, tem uma balsa particular no valor de R$ 20, onde cabem 8 carros por travessia e funciona no horário de 6h às 00h, de segunda a segunda.

Além das balsas, moradores e turistas contam com pequenas embarcações que saem da frente do Terminal Hidroviário de Barcarena (THB) e também da rampa do rio Mucuruça, localizada em frente a ilha.

“Vim a primeira vez aqui e estou apaixonada por este lugar, voltarei com toda certeza”, disse a administradora Hoana Quaresma, que esteve na praia do Guajarino com sua família na última quarta-feira por ocasião do feriado 7 de Setembro.

Pará