Confira dicas de revisão de veículo antes de pegar a estrada neste verão
Mecânico experiente, Paulo Mesquita explica quais itens verificar e o que fazer antes de curtir as férias

O mês de julho está chegando, e com ele as tão esperadas férias, época em que muitos paraenses pegam o carro para ir até as praias do nordeste do Estado. Mas, antes de cair na estrada, é necessário que os condutores se atentem a alguns cuidados básicos com a manutenção do veículo, para evitar problemas mais sérios, que podem acabar antecipando o fim do passeio.
De acordo com Paulo Mesquita, que trabalha há mais de 40 anos com mecânica, a primeira coisa que deve ser observada pelos motoristas que planejam viajar de carro, é o alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas, pois eles garantem a boa dirigibilidade do veículo. Ele lembra que um carro desalinhado e desbalanceado se torna mais instável, principalmente nas curvas ou no caso de pistas molhadas, o que pode causar graves acidentes.
Em seguida, ressalta o especialista, é necessário fazer a checagem dos pneus, verificando se estão carecas e se a calibragem está em dia. "Circular com pneus carecas é um grande perigo, porque o tempo de resposta ao frear fica comprometido, e o risco maior é quando a pista está molhada, o que pode causar deslizamentos", explica. Ele lembra que é possível checar o nível de desgaste através do indicador TWI (Tread War Indicator), presente na banda de rodagem dos pneus.
O sistema de freios é igualmente importante. Ainda segundo Mesquita, é necessário checar o desgaste das pastilhas de freio, além do disco, tambores e fluidos. É preciso, também, ficar atento se os pedais estiverem mais duros que o normal, mais baixos, e se estão emitindo ruídos, o que pode significar desgaste no sistema de frenagem. Caso o motorista perceba estes sintomas, o indicado é levar o carro a uma oficina de confiança e solicitar a revisão.
A troca de óleos dos motores também é indispensável para quem vai pegar estrada, pois ajuda a prevenir diversos problemas e garante o bom funcionamento do motor. Quando os óleos ficam velhos, acabam ficando também mais viscosos, e isso pode acabar fazendo com que o motor "engasgue", e em situações mais críticas pode até acabar travando de vez. É imprescindível verificar, ainda, o nível de água nos radiadores, pois ela garante que não haja um superaquecimento no motor e evita danos na bomba d'água.
Além desses cuidados básicos, o motorista não pode esquecer de checar, também, outros itens importantes, como as lâmpadas do veículo. É necessário verificar os faróis, lanternas, setas, e principalmente a luz do freio. "Muitos motoristas esquecem de ver ser a luz do freio está funcionando. Como consequência, o que pode acontecer é que, na estrada, à noite, se você precisar frear, o carro de trás pode não enxergar que você está freando, por conta da lâmpada queimada, e pode acabar batendo na traseira do seu carro", ressalta Mesquita.
Para o especialista, a maior dica para economizar gasolina é manter os pneus sempre calibrados, pois, caso estejam murchos, o veículo vai forçar mais para andar, e consequentemente, vai gastar mais combustível. Outras dicas importantes são: evitar arrancar com o carro, respeitar a troca de marchas, evitar levar muito peso no interior do carro, controlar o uso do ar-condicionado, além de manter a manutenção sempre em dia.
Antes de viajar, é importante não esquecer o kit com as ferramentas básicas para manutenção do carro em caso de eventuais problemas mecânicos, como o macaco, o triângulo e a chave de roda. É bom levar, também, uma garrafa com água, para o caso de o reservatório do radiador esvaziar. Além, é claro, de verificar se o documento do carro está em dia, para evitar problemas maiores, como o recolhimento do veículo pelas autoridades de trânsito.
Veja o passo a passo dos cuidados que devem ser tomados antes de cair na estrada:
► Verificar se o documento do carro está em dia
► Verificar o alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas
► Observar se os pneus estão carecas e com a calibragem em dia
► Atentar para a troca de óleos no motor e para o nível de água do radiador
► Checar o sistema de freios (desgaste das pastilhas, disco, tambores e fluidos)
► Analisar o estado de todas as lâmpadas do veículo, como faróis, lanternas, setas e luz de freio
► Verificar se todos os itens indispensáveis estão à bordo: macaco, triângulo e chave de roda
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA