MENU

BUSCA

Complexos comunitários vão beneficiar mais 220 mil pessoas no Guamá, Terra Firme e Jurunas

O Termo de Cooperação para o projeto desses espaços, denominados Usinas da Paz, foi assinado pelo Governo do Estado e pela Hydro nesta sexta-feira (17)

João Thiago Dias / Com informações da Agência Pará

Foi assinado, na manhã desta sexta-feira (17), entre o Governo do Estado do Pará e a empresa Hydro Alunorte, um termo de cooperação para o projeto de três Usinas da Paz (UsiPaz) nos bairros do Guamá, Terra Firme e Jurunas, áreas já atendidas pelo programa Territórios Pela Paz (TerPaz). Os espaços vão contar com a oferta de serviços públicos, além de atividades de lazer e esportivas. A parceira firma o investimento de R$ 60 milhões, por parte da Hydro, e deve beneficiar 220.527 pessoas nos três bairros. 

As UsiPaz serão estruturas públicas com áreas de aproximadamente 10 mil metros, unindo o conceito de Centro Comunitário e Praça da Juventude. Estão previstas dentro da política Pública do Território Pela Paz, com a finalidade de garantir a permanência do Estado nos territórios, com ênfase na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário com três eixos fundamentais: Assistência, Esporte/Lazer e Cultura.

Os espaços terão complexos esportivos, salas de audiovisual, inclusão digital e vários serviços, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, ações de segurança, escola de gastronomia, além de espaços integrados e de multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade. Também serão disponibilizadas áreas para cursos livres, dança, artes marciais, musicalização e biblioteca.

Se depender do governador do Pará, Helder Barbalho, a torcida é grande para novos investimentos da iniciativa privada. "Queremos que as empresas que atuam nesse Estado possam, cada vez mais, representar exemplos de sucesso, com práticas ambientais e em estratégias econômicas. É fundamental que este sucesso dialogue com a sua comunidade", comentou durante a assinatura do termo.

O vice-presidente da Hydro, John Thuestad, também participou da assinatura e garantiu que os investimentos da empresa vão ajudar no desenvolvimento social do Pará. "A Hydro está muito motivada em fazer parte disso, faz parte do nosso trabalho e dos princípios que seguimos. Trabalhamos para ser um bom vizinho e também estar alinhado com os programas existentes nas comunidades de Paragominas e Barcarena", disse.

Atualmente, os 35 órgãos e secretarias que participam das ações do TerPaz, que concentram suas atividades em escolas públicas, centros comunitários e delegacias dos bairros, vão passar a atender a comunidade dentro dos espaços das Usinas da Paz. 

De acordo com a Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania, o objetivo é atender mil pessoas por dia em cada usina. "A parceria com as grandes empresas é fundamental para a captação desses recursos. Serão investimentos em equipamentos públicos disponíveis para a população, em lugares onde, praticamente, não há equipamentos sociais, apenas escolas e postos de saúde", frisou o secretário de Estado de Articulação e Cidadania, Ricardo Balestreri.

Usina em Barcarena

Na ocasião, o Governo do Pará e a Hydro assinaram um acordo que inclui no termo de compromisso a construção de uma usina de triagem e reciclagem de resíduos urbanos no município de Barcarena. O espaço representa um investimento de até R$ 30 milhões. O projeto irá contribuir para a geração de renda e educação ambiental da população local e para o desenvolvimento social e urbanização da cidade.

Pará