CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Comissão da Alepa retoma processos sobre incorporação, fusão e delimitação de municípios

A Comissão de Divisão Administrativa do Estado, Assuntos Municipais e Tributação da Alepa, deu andamento em cinco processos

Vitória Reimão
fonte

Nesta quarta-feira (03), ocorreu a primeira reuniãode trabalho da Comissão de Divisão Administrativa do estados, Assuntos Municipais e Tributação da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). Como proposta, foi solicitado junto à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) o andamento de cinco processos que tratam da incorporação, fusão e delimitação de municípios. 

A comissão, que contou com a participação dos deputados Iran Lima, Diana Belo, Aveílton Souza, Vítor Dias, Antônio Tonheiro e Neil Duarte, retomou a tramitação do processo 5453/1998, que busca a fusão de terras dos municípios que vivem nos limites da cidade de Nova Esperança do Piriá, nordeste paraense. Também foi solicitado o desmembramento da localidade de Vila Socorro, do município de Tracuateua, para ser incorporada a cidade de Capanema, por meio do protocolo 0785/1997.

Outro processo que também foi restabelecido é o de número 3954/1999, no qual é solicitado o desmembramento da Agrovila Santa Terezinha dos limites territoriais de Santo Antônio do Tauá. A localidade pode ser incorporada ao município de Castanhal. Outra região que solicita ser desmembrada é a Agrovila Minerasul, a solicitação de número 2623/1999, feita pelos moradores, pede que ela seja incorporada a Tucumã, município paraense. 

VEJA MAIS:

image Alepa vota hoje projetos de plebiscitos sobre criação de sete novos municípios no Pará
Caso os decretos legislativos sejam aprovados, a consulta popular pode ocorrer juntamente com os pleitos eleitorais

image Alepa aprova realização de plebiscito sobre criação de sete municípios no Pará
Quatro das sete localidades em questão estão localizadas na região sudeste do Pará, em São Félix do Xingu e em Marabá

Já o Projeto de Lei 175/2001 altera a legislação que criou o município de Belterra, propondo mudança nos limites territoriais. As cinco preposições foram aprovadas por unanimidade pelos deputados que integram a comissão, pois todas não dependem da realização de plebiscitos. 

Também há nove processos em tramitação e que foram apresentados durante a reunião Comissão para designar os parlamentares que assumirão como relatores. "Precisamos dar andamento a essas demandas, pois sabemos que, quando a população pede a criação de um novo município, é porque se ressente da falta do Poder Público na área", avaliou a deputada Diana Belo, presidente da Comissão. 

Os processos são referentes às localidades do Distrito de Vila Mandi, em Santana do Araguaia; Distrito de Cajazeiras, em Itupiranga; Distrito de Santa Fé, em Marabá; Distrito Casa de Tábua, em Santa Maria das Barreiras; Distrito de Maracajá, em Novo Repartimento; Distrito de Lindoeste, em São Félix do Xingu; Distrito de Santana do Capim, em Aurora do Pará; e o Distrito de Bela Vista do Caracol, em Trairão. 

A Comissão aprovou a proposta de solicitação de reunião com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para verificar a possibilidade de realização de plebiscitos em processos já tramitados e aprovados na Alepa. O deputado Vitor Dias acrescentou que foram aprovados 10 processos no ano de 2022, mas nada foi feito pela justiça eleitoral para viabilizar a consulta popular.

De acordo com a deputada Diana Belo, a Comissão vai propor a realização de uma Audiência Pública junto com o TRE, para avaliar as pendências desses processos, mas os processos em mãos do colegiado estão com o andamento garantido. "Já tivemos seis processos negados pelo TRE, e precisamos rever isso, pois a população quer ser ouvida, os plebiscitos devem ser realizados", pontuou. 

No dia 26 de maio, será realizado um seminário para tratar da questão tributária e o deputado Iran Lima lembrou sobre como a reforma prevista pode afetar os estados da região Norte, em especial o Pará e convidou os demais parlamentares para se envolverem no debate sobre a reforma tributária. 

(Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de Keyla Ferreira, coordenadora de Política) 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ