MENU

BUSCA

Comércio fraco e monitoramento de carros na praia marcam final de semana em Salinas

A possível interdição da praia para entrada de veículos por conta da maré alta, anunciada para este sábado, 23, acabou não sendo necessária

Lucas Costa

O penúltimo final de semana de julho começou com grande movimento de veranistas na Praia do Atalaia, em Salinas. A possível interdição da praia para entrada de veículos por conta da maré alta, anunciada para este sábado, 23, acabou não sendo necessária, conforme avaliação dos agentes de segurança pública que monitoram a movimentação do fluxo de trânsito e da maré. A informação foi divulgada pela Segup no final do dia.

Coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle de Salinas, o tenente-coronel Castro Alves informou que a prioridade é para a saída dos veículos da faixa de areia, evitando a entrada de novos, até que todos possam sair e adentrar sem prejuízos.  “A ação é preventiva para que o acesso à faixa de areia seja garantido e com segurança”, disse o militar. A iniciativa busca garantir a segurança dos frequentadores e de seus patrimônios, evitando que veículos atolem na faixa de areia durante a cheia da maré.

VEJA MAIS

Ainda sobre as ações policiais no local, outro posto fica na Praia do Atalaia, no local onde a Secretaria Estado de Segurança Pública e Defesa Social realiza uma ação coordenada entre instituições como o Tribunal de Justiça do Pará, a Defensoria Pública, entre outros.

O delegado da Polícia Civil Guilherme Gonçalves, explicou que entre as ocorrências no local estão uso de drogas, furtos na praia, e também denúncias de poluição sonora. "Hoje de manhã [sábado] a gente fechou festas irregulares, que estavam causando poluição sonora e outras incidências. Estavam atuando fora da permissão deles pelos órgãos do poder público", detalhou.

Comércio fraco

O sábado do terceiro final de semana de julho parece não ter sido de tanta alegria para vendedores ambulantes. Mesmo com um movimento considerável, o dia foi considerado "mais fraco" em relação aos anteriores. Manoel Martins, vendedor de bebidas do Lago da Coca Cola, próximo a Praia do Atalaia, disse que os domingos costumam ser mais movimentados, mas estranhou o baixo movimento no sábado.

"Domingo é bem movimentado porque vem as pessoas de picnic, os farofeiros. Eles vão tomar banho na praia e depois vem aqui tirar o sal. Eles consomem pouco, mas consomem"

O vendedor de artesanatos e brinquedos Arnaldo Figueiredo, conhecido como Naldo Art, também avaliou as vendas do dia como abaixo da média. "Não está muito bom não, tá fraca ainda. A gente espera que melhore, as expectativas são essas, que aumente as vendas, o fluxo de gente está aumentando e todos nós estamos esperando que aumente as vendas", torce ele.

Curtição com a família

O céu azul quase sem nuvens foi um convite para muitas famílias que resolveram visitar a praia e curtir o seu melhor. A Praia do Atalaia foi tomada por banhistas que levaram seus próprios carros, e também aqueles que aproveitaram a estrutura dos bares.

Uma das famílias no local foi a de Orandir Sales, que veio de Jataí, Goiás. Em sua primeira vez no município paraense, ele trouxe a esposa, filha e netos, e disse estar encantado com o litoral paraense.

“Estou adorando isso aqui”, contou seu Orandir. “A cidade é muito boa, praia muito boa, tudo limpinho. Aqui não tem perigo de malandro, tá muito bom”, avaliou.

Sobre a cultura de carros na praia, Orandir diz não ver problema, mas deixou o seu estacionado longe da areia. “Cada um curte do jeito que gosta. A gente veio de carro, mas deixou do outro lado porque falaram que a maré tá subindo”, contou.

Quem também veio de longe foi Rafaela Baima, consultora óptica de Imperatriz, do Maranhão. Ela veio com um grupo de oito pessoas para curtir a praia e também a programação noturna da cidade, que terá show de Wesley Safadão na noite do sábado. 

“Está tudo ótimo, saindo tudo como a gente esperava. A gente vem mais vezes aqui, com certeza”, contou ela. “Já somos do Sal”, brincou.

 

Pará