Com mensagem de paz, Círio de Marituba mobiliza 10 mil fiéis

Celebração teve como tema 'Menino Deus, príncipe da paz, abençoa-nos' e missa presidida por dom Alberto Taveira

Victor Furtado / Redação Integrada de O Liberal

O Círio do Menino Deus, padroeiro de Marituba, sempre focou no senso político e coletivo do município. O tema da 63ª edição da procissão, nesta quarta-feira de Natal, foi "Menino Deus, Príncipe da Paz, abençoa-nos". As mensagens falavam da esperança em vencer a violência. E esperança de que as eleições de 2020 tragam representantes que ajudem no desenvolvimento de todas as cidades brasileiras. Quase 10 mil pessoas participaram, direta e indiretamente.

São três quilômetros de procissão e foram cumpridos em cerca de duas horas e meia. A saída é da paróquia Bom Pastor, no bairro Decouville, A romaria segue, com a pequena imagem do Menino Deus, até a igreja Matriz. A missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira. O altar foi todo ornamentado com 350 cestas básicas, organizadas num trabalho social da igreja com a Cáritas. Serão doadas a famílias carentes, nestas quinta (26) e sexta (27).

image (Victor Furtado/O Liberal)

Padre Ederaldo da Mata, da paróquia do Menino Deus, afirma que o Brasil precisa buscar o que une, não o que separa. E que a política, vista como caridade e com solidariedade, é a saída. Só assim é possível estabelecer uma cultura de paz, para estancar a violência e conquistar igualdade social. "Nós, cristãos, precisamos reagir. John Kennedy disse: 'Ou a humanidade acaba com a violência, ou a violência acaba com a humanidade'", declarou.

No trajeto da procissão, várias pessoas enfeitam as casas para ver a passagem de uma procissão muito icônica, já que é no dia de Natal. Uma dessas casas era de Maria da Conceição, de 55 anos. Balões, velas, flores, bíblia e uma imagem. "São 40 anos fazendo essa homenagem, sempre pedindo ao nosso Menino Deus tudo de bom, principalmente saúde", contou. Em outras casas, há crianças vestidas como em presépios vivos.

image Presépios vivos com crianças são algumas das homenagens ao Menino Deus (Victor Furtado / O Liberal)

Assim como no Círio de Nossa Senhora de Nazaré, há os carros dos anjinhos. Mas as crianças vão nas carrocerias de caminhonetes mesmo. Emocionada, Erilene Aguiar era uma das motoristas. "É uma bênção levar as crianças de anjinhos. Eu sempre participo do Círio do Menino Deus, mas é a primeira vez que participo dessa forma e é emocionante", disse.

Todo tipo de promessas se encontram na romaria. Dona Telma Maria levou o neto Widson, que é cadeirante e tem o transtorno do espectro autista, para ter contato com a energia da procissão. Além de pegar sol e vento. "Também tenho dois irmãos que têm deficiência e peço sempre ao Menino Deus que preserve a saúde deles. Eu sou de São Caetano de Odivelas, mas desde que me mudei para Marituba, há 30 anos, nosso padroeiro, devagarinho, passou a fazer parte da minha vida", relatou, alegre e emocionada.

image Dona Telma e o neto Widson sempre acompanham a procissão. Ela pede pela saúde do jovem e de dois irmãos, que são pessoas com deficiência. (Victor Furtado / O Liberal)
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ