Colóquio no Intercom debate o papel das Ciências Humanas

O ambiente de interdisciplinaridade do Congresso propicia essa discussão

Cleide Magalhães

Uma das principais características do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2019 é a interdisciplinaridade - processo de ligação entre as disciplinas. Esse ambiente proporcionou interlocução para a realização do I Colóquio Ciências Humanas, que tem como temática central “Ciências Humanas em Xeque” e fez parte da programação o evento nesta quinta-feira (5), no auditório da Secretaria Geral dos Conselhos Superiores da Universidade Federal do Pará (UFPA), no prédio da Reitoria, no campus Guamá.

Fernando Arthur Neves, historiador e diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFPA, esclarece que o Colóquio aproveita a oportunidade de diálogo das áreas de humanidade da qual a comunicação também faz parte.

“Significa dizer que Filosofia, Sociologia, Geografia, Economia, Comunicação, todos esses campos unidisciplinares quando se debruçam sobre o mesmo objeto têm a capacidade de interrogar, fazer questões e provocações. Então, os campos das humanidades existem justamente para interrogar e gerar soluções para esses problemas”, afirmou o historiador.

Neves enfatiza que ninguém vai ter ou produzir respostas sozinho. “As soluções vêm justamente em uma ação comunicativa, usando categorias da comunicação, com a formação de grupos de interesses que reconhecem a interlocução como parte integrante da solução”.

Para Giovandro Ferreira, jornalista e filósofo, é necessário pensar os fenômenos que ocorrem na sociedade, como a violência e crise na democracia, a partir também das ciências. “Isso tem a ver muito também com a Comunicação, com o Direito, com a Sociologia e outras. Então, é sempre importante pensarmos juntos e as Ciências Humanas é uma necessidade cada vez maior. Não se pode desprezar o saber científico”, afirma Ferreira, que é doutor em Ciência da Comunicação e presidente do Intercom.

Para o psicólogo Thiago Costa, que atua no IFCH da UFPA, as Ciências Humanas dentro da Ciência como um todo é básica e parte da percepção do indivíduo, da comunidade e da sociedade para construir o que é necessário a todos. “As Ciências Humanas se dedicam a construir soluções voltadas a uma sociedade mais justa, igualitária, mais saudável e mais completa. O objetivo, assim como as outras ciências, o objetivo é construir valor, ciência, tecnologia e respostas aos anseios da sociedade”.

“Independentemente do entendimento que os governos têm sobre a ciência em geral, ela é muito mais antiga. Talvez esse é um momento em que temos que debater qual a nossa importância dentro da sociedade, extravasar de forma mais transparente a importância das Ciências Humanas e como podemos contribuir para os anseios e dificuldades que a sociedade está vivendo”, completou Thiago Costa.

Intercom

Essa é a terceira vez que Belém recebe o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2019, que este ano tem como tema "Fluxos Comunicacionais e Crise da Democracia". O evento é considerado o maior congresso latino-americano de comunicação e nesta 42ª edição conta com 2.700 pessoas inscritas, previamente. São profissionais e alunos de graduação e pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento. A abertura oficial ocorreu na noite de quinta-feira (4), no Centro de Convenções Benedito Nunes, na UFPA, campus Guamá. Ele segue até o próximo sábado (7).  

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ