MENU

BUSCA

Fiéis celebram 80º Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Marituba

A festividade começou no dia 11 e vai até 20 de novembro na cidade da Região Metropolitana de Belém

Daleth Oliveira

Marituba celebrou na manhã deste domingo (13) a 80° edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, no dia 13 de novembro, com tema “Maria, modelo de unidade e de evangelização”. A festividade começou no dia 11 e vai até 20 de novembro na cidade da Região Metropolitana de Belém.

VEJA MAIS

Em meio à multidão que seguia a Berlinda, uma anjinha chamava atenção. De apenas 2 anos de idade, Paula Valentina, seguia a Imagem no colo de sua avó, Edinaura Costa, 45, vestida de anjo. A dona de casa contou que estavam ali pagando uma promessa pela saúde da menina. “Meses atrás ela engoliu uma pilha e passamos um sufoco. Foram quatro dias no pronto socorro sem saber o que fazer. Então disse à Nossa Senhora que se minha neta ficasse bem, eu participaria do Círio com ela, e aqui estamos”, testemunhou a fiel.

Homenagens

Durante todo o percurso, centenas de moradores prestaram homenagens à Nossa Senhora de Nazaré em frente de suas casas, como a senhora Maria Leite, 72 anos, na Rua do Fio. Exemplo de fé e persistência, ela, com ajuda das filhas, enfeitou a calçada para ver a Imagem passar.

“É um dos dias do ano mais esperado por mim e eu estava com muita saudade da minha mãe. Estou aqui pedindo saúde, graça. Estou dodói mas sei que ela vai me curar”, disse emocionada, sentada em uma cadeira de rodas.

Mais a frente, foi a vez do projeto Marituba Feliz homenagear Nazaré. Na ocasião, oito crianças expressaram a fé por meio do balé. A entidade atende cerca de 90 crianças com aula de dança gratuita, disse o responsável e conselheiro tutelar, Rosivan Matos. “Hoje nós estamos aqui agradecendo por todas as graças alcançadas e pelas bênçãos que têm sido derramadas nas famílias por meio desse projeto social”, falou agradecido.

Trabalhadores da área da saúde aproveitaram a passagem da Santa para pedir bênçãos. No Hospital Divina Providência, na avenida João Paulo II,  a homenagem foi com cânticos, altar e orações. “Todo ano fazemos essa apresentação na frente do hospital para pedir saúde a todos nós, em especial aos atendidos por nós. É muito gratificante!”, falou a higienista Elisângela Araújo, 40.

No abrigo João Paulo II, ex-colônia de hansenianos, a emoção tomou conta durante a passagem da Imagem. Idosos atendidos pela unidade de saúde, que sofrem com as sequelas da hanseníase, puderam ver de perto e tocar o manto da Virgem de Nazaré.

“Momentos como esse são muito importantes para eles. Todos nós ficamos tocados, até mesmo quem não é católico praticante como eu. Alguns choram, pedem bênçãos e mais saúde, mas também agradecem pela vida e exercem a fé em Maria”, disse o enfermeiro Jorge Souza.

Programação

A festividade seguirá até o próximo dia 20, com terço sempre às 19h e missa às 19h30, presididas por padres convidados e atrações culturais. 

No dia 18, a Santa Missa será com Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, às 19h, e no dia 20, ocorrerá o Círio das Crianças, com Santa Missa às 7h30, presidida pelo Pároco, Padre Jeilson Soares da Silva, na Comunidade São José Operário. À noite ocorre a missa de encerramento também conduzida pelo Pároco.

Pará