Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Tracuateua retoma forma presencial
A programação será neste domingo (21) e se inicia com uma missa às 7h, na Capela de São João Paulo II, no bairro Nova Esperança
Em seu 64º ano, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, realizado pela Paróquia São Sebastião, em Tracuateua, no nordeste paraense, voltará a reunir os fiéis em procissão que será realizada no próximo domingo (21). A programação inicia com uma missa às 7h, na Capela de São João Paulo II, no bairro Nova Esperança, seguindo com a partida da romaria após a celebração. Este ano a festividade recebe como tema “Filho, eis aí tua mãe”.
VEJA MAIS
Lado a lado da berlinda de Nossa Senhora de Nazaré, o percurso da romaria tomará conta de mais de 10 ruas do município de Tracuateua. Os fiéis também poderão acompanhar o percurso por meio das redes sociais da paróquia.
Seguindo com as celebrações, ainda no domingo, após o traslado, haverá uma missa campal da solenidade da Assunção de Nossa Senhora, ao lado da Igreja Matriz. Às 19h30, mais uma missa campal em louvor à santa será realizada na Igreja Matriz. Após o momento religioso, haverá apresentações musicais e vendas de comidas típicas. As programações seguem até o próximo dia 28 de agosto.
Círio começou em 1958
A tradição de fé em Nossa Senhora de Nazaré vai muito além de Belém. No caso dos fiéis de Tracuateua, os laços de fidelidade à santa começaram com a história do morador Raimundo Borges. Ele teve uma graça alcançada ao rogar pela Rainha da Amazônia, conforme conta o padre Ari Silva, pároco da Paróquia de São Sebastião.
“Seu Raimundo Borges, devoto de Nossa Senhora de Nazaré, chegou a Tracuateua trazendo consigo um grande cartaz do Círio de Belém, o qual foi afixado à frente de sua casa. Sua esposa foi acometida de uma terrível doença e ele dirigiu sua prece a Deus pedindo a intercessão da Virgem de Nazaré, prometendo criar o Círio e uma igreja em sua honra. Sua esposa ficou curada e em agosto de 1958 ele conseguiu que aqui fosse realizado o primeiro Círio”, contou padre Ari.
No Círio deste ano, a expectativa é de que mais de 15 mil romeiros estejam presentes na procissão. O padre ainda ressalta que, após dois anos sem ser realizado, o povo está “sedento” de Círio e a Romaria pode ultrapassar qualquer expectativa.
“Queremos incentivar o povo a olhar e buscar em Maria uma solução de paz para todas as situações de guerra que estamos vivendo no mundo, mas principalmente, as guerras interiores, as guerras da alma. Este ano esperamos que os romeiros participem com mais fervor e conscientes de que em Maria de Nazaré todos nós temos uma esperança de paz” explicou o pároco.
Serviço
Círio de Tracuateua
Data: 21/08 (domingo)
Horário: programação começa às 7h
Local: Capela de São João Paulo II, no bairro Nova Esperança, em Tracuateua
(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, João Thiago Dias)