CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Círio 2022: Cartaz revela a presença de Maria nos corações

Ícone da festa maior dos paraenses será lançado às 19h30 deste domingo (29)

Eduardo Rocha

O último domingo do Mês Mariano não poderia transcorrer de forma melhor: a partir das 19h30 de hoje (29) acontecerá a apresentação do cartaz oficial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré de 2022, com uma programação inédita: na Basílica Santuário, em um painel de alta resolução de LED, e na Praça Santuário, envolvendo a distribuição de exemplares aos fiéis. Quando o cartaz chega ao público, é um sinal indefectível de que o Círio está bem próximo dos devotos. Antes da apresentação do cartaz, os fiéis participarão de outro  momento de devoção. A Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré retornará ao Glória hoje (29), ao término da missa das 18 horas, na Basílica Santuário, após seis dias em que ficou na frente do Altar-Mor.

A cerimônia será presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, com participação dos padres barnabitas. A missa também será marcada pela Coroação de Nossa Senhora de Nazaré. A Imagem Original é uma escultura em estilo barroco, confeccionada em madeira que foi encontrada por Plácido José de Souza, no ano de 1700. Ela possui 28 cm de altura e apresenta traços de uma senhora portuguesa. Já foi reformada três vezes, a primeira entre 1773 e 1774. Em seu retorno, após a primeira restauração, foi levada em uma grande procissão que saiu do porto de Belém seguindo até a ermida, no arraial de Nazaré. A segunda restauração aconteceu em 1846, quando a imagem foi novamente enviada a Portugal.

“O cartaz do Círio é um instrumento de comunicação. Ele é bem refletido, ele é bem rezado, é bem trabalhado tecnicamente em torno da fotografia da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré; então, os vários elementos decorativos nos levam justamente a fazer com que esse visual, a presença que expressa a devoção do povo paraense a Nossa Senhora de Nazaré se espalhe por todas as partes, e Maria como São Paulo VI chamou é Estrela da evangelização. Ela tem uma força na sua presença para a evangelização, que é impressionante. Então, onde está a figura de Nossa Senhora, seus vários títulos, nós temos um caminho aberto para a evangelização das pessoas e dos ambientes”, destaca o arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa.

No cartaz, como ressalta dom Alberto, a Imagem de Nossa Senhora é cercada “de todos os elementos que foram amadurecidos durante vários meses, a partir das primeiras ideias, até chegar à votação dos vários cartazes que foram oferecidos e, depois, nós definimos para escolher exatamente esse instrumento de comunicação”. Essa característica do cartaz é referendada pelo fato de que se chega a 900 mil exemplares espalhados dentro e fora do Pará e da Amazônia.

Acerca da relação entre o tema do Círio 2022 – “Maria, Mãe e Mestra” - , dom Alberto destaca: “ Eu prefiro não adiantar declarações ou definições, explicações do cartaz, se não, eu vou atrapalhar a surpresa. O cartaz, ele vai ajudar-nos a ter uma visão muito bonita e descobrir como Nossa Senhora, sendo mãe mestra, ela nos conduz como um povo, a uma compreensão da nossa vida e da nossa caminhada de fé, mas é importante esperar para que nós o revelemos no próximo domingo”.

 

Processo de criação do cartaz do Círio

Por isso, a confecção do cartaz em si é uma demonstração de carinho com a santa padroeira da Amazônia. Em dezembro de cada ano, o arcebispo metropolitano anuncia o tema do Círio do ano seguinte. A partir deste tema, uma equipe de profissionais começa a trabalhar na elaboração e confecção de peça. No caso, a coordenação do Círio e a Mendes Comunicação. “Como a gente apresenta o cartaz no final do mês de maio, então, é um processo de cinco meses. em que várias ideias são postas, várias são descartadas, até se chegar a um número de cinco ideias boas e diferentes, que serão submetidas a um assembleia para escolha do cartaz do ano”, informa Oswaldo Mendes Filho, diretor de Marketing da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e gestor da Mendes Comunicação, agência que atua nesse processo desde 1991, quando Oswaldo ingressou na Diretoria da Festa.

Participam da escolha do cartaz o arcebispo metropolitano, os padres Barnabitas da Basílica Santuário, o casal coordenador do Círio, a Diretoria de Marketing do Círio (três casais) e mais a Diretoria Secretária. 

Em relação aos cartazes dos anos anteriores, o cartaz do Círio 2022 traz como particularidades a foto da imagem da santa feita pelo fotógrafo Salim Wariss, “e este ano nós também teremos uma ilustração de fundo que foi feita pelo artista plástico paraense Zoca (José Fernandes Fonseca Neto)”. Seis pessoas foram envolvidas na concepção das ideias e mais 15 para escolher o cartaz. 

O cartaz e o Livro de Peregrinação são dois veículos de evangelização mais importantes que o Círio possui, como pontua Oswaldo Mendes. Este ano, serão impressos 900 mil exemplares do cartaz. “É com o lançamento do cartaz, a primeira peça que é lançada, que a gente diz: “Começou o Círio! É Círio outra vez”, observa Oswaldo.

Este ano, o público vai poder acompanhar o lançamento do cartaz dentro da Basílica Santuário, a partir da missa das 18 horas, mas ao mesmo tempo na Praça Santuário. Ao final da apresentação, serão distribuídos 6 mil exemplares do cartaz. A partir daí, o cartaz  estará à venda na loja Lírio Mimoso, na lateral da Basílica Santuário, nas lojas Paulinas e em outros pontos de venda.

A Diretoria da Festa organizou o site ciriodenazare.com.br, em que está uma galeria de cartazes do Círio. Um deles data de 1909, pontuando como registro do começo dessa peça de evangelização.

image Salim Wariss, fotógrafo e membro da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré, é quem assina a imagem da santa no cartaz do Círio 2022 (Filipe Bispo / O Liberal)

Cartaz leva mensagem de esperança para a população, como diz fotógrafo

Miguel Salim Queiroz Wariss, 40 anos, advogado licenciado, servidor do TJPA, repórter fotográfico há 10 anos e membro da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré. Coube a ele fotografar a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré para o Cartaz do Círio 2022. “Ser escolhido para a fazer a foto do cartaz do Círio é misto de alegria, de orgulho, mas recebi a missão com muita humildade, porque a peça do cartaz, o trabalho de todo cristão católico é  evangelizar, levar a Boa Nova,  e, no caso do cartaz, a 900 mil lares”, afirma Salim. Há quatro anos, ele atua na Ascom da Guarda de Nazaré.

Salim conta que a foto do cartaz foi feita em outubro do ano passado, quando foi designado pela Diretoria da Festa para fazer o descritivo do manto da santa de 2021. “Eu recebi a comunicação de que eu fui o fotógrafo escolhido para ilustrar o cartaz do ano de 2022 no dia da minha formatura como guarda de Nazaré em 1º de maio de 2022. Foi um choque de emoções”, relata. Salim conta que fotografar o Círio de Nazaré configura-se como “o doce pagamento de uma promessa e expressa um sentimento de gratidão”.

Em 2012, ele sofreu uma perda na família que o abalou muito. Quando partiu para adquirir o primeiro equipamento profissional como fotógrafo e fez a promessa de fotografar o Círio e procissões católicas no Pará até o fim da vida. “E ela me concedeu essa graça”, assinala. Salim ressalta que fotografar o Círio pela Guarda é um “doce encargo” de poder mostrar para o mundo inteiro “o trabalho maravilhoso que os 2 mil membros desta instituição da qual faço parte”. 

No Círio de 2020, ele atentou para a necessidade de como sopesar o direito da manifestação da fé com a obrigatoriedade de se garantir condições sanitárias para  o coronavírus não se propagar. Salim destaca ter sido muito triste ver as ruas de Belém vazias no dia do Círio, o manto ser apresentado sem se ouvir o louvor dos fiéis e outras cenas do primeiro momento da pandemia. “Mas, tudo isso era preciso (sem romaria em 2020 e em 2021), porque mãe nenhuma quer ver o filho exposto  a perigo”, salienta. Para ele, atuar como fotógrafo do cartaz no ano em que o Círio deverá retornar às ruas é servir de instrumento para uma mensagem de esperança.

 

Ilustração do cartaz do Círio 2022

Para o artista visual, arquiteto e professor Zoca, é gratificante integrar a equipe que confeccionou o cartaz do Círio 2022. Ele é o responsável pela ilustração dessa peça da festa maior dos paraenses. "Recebi o convite com grande alegria; me sinto muito honrado e feliz em fazer parte deste momento tão importante. Nasci e vivi a maior parte da vida em Belém. Minha relação com o Círio, com a cidade, com o trajeto da procissão e com Nossa Senhora de Nazaré é de muita fé e afeto", destaca.

Zoca ressalta que ao longo de sua trajetória como artista visual e arquiteto produziu muitos trabalhos sobre a Cidade de Belém, seu patrimônio histórico e cultural e sobre o Círio de Nazaré. Zoca atuou como professor de Desenho e Artes Gráficas da Universidade da Amazônia (Unama) por dez anos.

No campo das artes visuais realizou exposições individuais e participou de coletivas no Pará e em outros estados. Mantém, em Belém, atelier de pesquisa e produção de imagens, objetos e papéis produzidos a partir de fibras naturais da região.

 

Serviço:

Apresentação do Cartaz do Círio 2022 e encerramento da Quermesse Mariana: dia 29 de maio, a partir de 19h30, na Praça Santuário,

Shows com Luís Pardal, Lucinha Bastos e Amazônia Jazz Band. 

Entrada gratuita.


Programação musical no dia 29/05

17h – Luís Pardal

18h – Lucinha Bastos

19h30 – Amazônia Jazz Band (na apresentação do Cartaz)

 

Vendas do Cartaz:

Loja Lírio Mimoso - R. da Basílica, Av. Nª Sra. de Nazaré, s/n ou pelo site https://basilicadenazare.com.br/loja/

A partir do dia 30/05

Valor: R$ 3,00 a unidade

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ