MENU

BUSCA

Cinco municípios do Pará realizam Círio da Virgem de Nazaré hoje

Mais de 50 procissões são realizados anualmente no interior do Estado, diz Arquidiocese de Belém

João Thiago Dias

Mais de 50 Círios são realizados anualmente em vários municípios paraenses, de acordo com o registro da Arquidiocese de Belém. No entanto, como muitas localidades não atualizam os registros, estima-se que o número seja bem maior. As homenagens são para várias santas e santos, por meio de procissões, promessas, missas, arraiais, atrações musicais e culturais e várias outras formas de manifestação de cultura e fé.

Em outubro, além da devoção que reúne mais de dois milhões de devotos na capital paraense, são contabilizadas of icialmente mais sete procissões: Círio de São Francisco de Assis, na Ilha de Cotijuba, e Círios de Nossa Senhora de Nazaré nos municípios de Anajás, Castanhal, Itupiranga, Marabá, São João de Pirabas e Tucuruí.

Em novembro, pelo menos 22 festividades denominadas como Círio são realizadas no Pará. Somente hoje, a Arquidiocese de Belém registra cinco procissões em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. Na lista estão os municípios de Barcarena, Breves, Bragança, Marituba e Soure.

Em Barcarena, nordeste paraense, o 60º Círio de Nossa Senhora de Nazaré, com o tema “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor é contigo", terá missa às 6h30, na Igreja de São Pedro, no Bairro Novo I, com saída prevista para 8h, seguindo por várias ruas da cidade. A festividade segue até o próximo domingo (17). Algo inédito neste ano será a corrida e caminhada do Círio, no dia 17, às 6h.

Em Breves, no Marajó, a programação começou ontem, com a chegada da Imagem Peregrina em carreata pelas comunidades, visita em hospitais, além da Trasladação à noite. Neste domingo, após a missa, às 6h30, na Igreja Matriz de São José e Santa Terezinha do Menino Jesus, a procissão começa às 8h, para a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde terá a missa de encerramento e despedida da Imagem.

Já em Bragança, nordeste paraense, que tem o terceiro Círio de Nazaré mais antigo do Pará, atraindo cerca de 100 mil devotos, o tema da festividade desse ano é "Mãe de Nazaré, Esplêndida Missionária do Pai". A programação da 116ª edição do Círio começou dia 3 e segue até 17 de novembro. A missa de hoje será às 6h, na Igreja de São Benedito. Em seguida, a procissão sairá pelas ruas da cidade em direção à Residência Episcopal, na praça da Catedral Nossa Senhora do Rosário.

Em Marituba, Região Metropolitana de Belém, a 77ª edição do Círio de Nazaré terá o tema “Maria, discípula missionária, modelo de evangelização”. A procissão começa às 7h, com saída da Igreja São José, no Bairro São José, rumo à Paróquia de Nazaré, no bairro Dom Aristides. A festividade segue até 17 de novembro.

Na pro gramaç ão de Soure, também no Marajó, a padroeira da Amazônia receberá homenagens no Círio de número 129, até o dia 17, com o tema "Maria Rainha e Protetora da Amazônia". A procissão de hoje sairá da Capela de São José, no bairro São Pedro, por volta das 6h, passando por vários bairros, até a Igreja Matriz, no bairro Centro. Um diferencial desta procissão é a presença de cavalaria e búfalos, que seguem à frente da berlinda.

Pará