CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Castanhal: Semas realiza ação para conscientizar a população sobre o perigo das queimadas

O habito é comum na periferia de Castanhal

Patrícia Baía
fonte

Com a chegada do verão aumentam as queimadas no município de Castanhal, no nordeste do estado. E para conscientizar a população do mal que essa prática ocasiona ao meio ambiente e à saúde, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente -SEMAS, realizou na manhã desta quinta-feira (28), na praça Matriz, uma ação de conscientização à população.

Ainda é bastante comum, principalmente nos bairros da periferia do município, o hábito de alguns moradores tocarem fogo em lixo, folhas e galhos de árvores durante a limpeza dos quintais, mas essa prática, além de nociva é um crime ambiental previsto na Lei 015/2013, artigo152, do código ambiental municipal.
 
De acordo com o Tenente Marques, coordenador da Defesa Civil do município, a população precisa ser educada para deixar de praticar as queimadas. “A fumaça faz muito mal. O vento vai deslocando essa fumaça que vai entrando nas casas dos outros vizinhos, prejudicando a saúde e poluindo o meio ambiente. E quem pratica essa queima nem sempre sabe que existe a possibilidade de procurar a Secretaria de Obras e agendar a retirada desse material. É por isso que ações como essa são importantes para conscientizar a população. E pedimos que por favor não queime o lixo do seu quintal”, explicou.

A Defesa Civil alerta que quem for flagrado praticando esse tipo de queimada pode ser penalizado. “A Lei diz que é crime e quem for pego queimando lixo no quintal, em terreno baldio ou em qualquer outro lugar pode ser conduzido à delegacia e está sujeito a pagar multa”, enfatizou o Tenente Marques.

 MAIS LIDAS

image Campanha contra a queima de lixo é iniciada em Santarém
A campanha é realizada com a temática "Acender é fácil, difícil é apagar"

image I Festival de Paródias de Santarém terá como tema 'queima de lixo e seus malefícios'
Vai expor produções cômicas audiovisuais de alunos das redes públicas e privadas de ensino

De acordo com o titular da SEMMAS, Adalberto de Moraes, as queimadas de lixo é uma tradição que vem da agricultura e que as pessoas trouxeram para a cidade. “As pessoas tem o costume de fazer isso na zona rural quando vão começar a plantar. A Tradição consiste em queimar a vegetação do terreno onde irão começar o plantio. E esse costume veio para a cidade”, explicou.

A SEMMAS orienta a população a procurar o setor de limpeza pública que funciona na Secretaria de Obras Municipal para pedir a retirada desse tipo de lixo. 

Denúncias de queimada de lixo

 
As denúncias de queimada de lixo podem ser feitas para a SEMMA por meio do número 37115959, no horário comercial.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ