MENU

BUSCA

Capivaras andam pelas ruas de Novo Progresso e moradora registra; vídeo

Moradora flagrou as capivaras cruzando tranquilamente a orla do lago no bairro Cristo Reis, no sudoeste do Pará

O Liberal

O passeio noturno de mais de 20 capivaras por volta das 5h desta quarta-feira (16) foi flagrado pela moradora, Ilse Maria Schneider, no município de Novo Progresso, no sudoeste do Pará. Com informações do site Folha do Progresso.


VEJA MAIS

Capivara encontrada na área urbana de Santarém é devolvida à natureza
O animal silvestre foi avaliado por veterinários do zoológico de uma faculdade particular do município.

Família faz sucesso vendendo 'capistel', pastel em formato de capivara
O formato inovador surgiu como uma alternativa para atrair clientela durante a pandemia de covid-19

Os mamíferos, machos e fêmeas, andam calmamente pelas ruas da cidade. Nas redes sociais, Ilse Schneider contou que acordou, de repente, de madrugada e ao olhar a rua, que é movimentada durante o dia, avistou as capivaras cruzando a rua da orla do lago no bairro Cristo Rei e tratou de registrar a cena incomum. O vídeo mostra um animal à frente, seguido de outros no mesmo caminho.

Capivara é considerado o maior roedor do mundo. Conheça mais o mamífero

A capivara, ou Hydrochoerus hydrochaeris, é um mamífero herbívoro nativo da América do Sul. Ela é considerada o maior roedor do mundo, e depende da água para sobreviver, daí estarem tão perto da orla. Em geral, a capivara apresenta comportamento similar ao porco por gostar de rolar na lama.

Como características comuns, esses animais têm entre um metro e um metro e trinta e cinco centímetros, com peso em torno de 60 kg. Alguns exemplares chegam a superar os 80 kg. As capivaras, normalmente, têm o corpo recoberto de pelos em tons de marrom, pescoço curto e volumoso e não conseguem girá-lo para trás, necessitando, para isso, girar também o corpo. O lábio superior apresenta características leporinas, assemelhando-se um pouco ao do cavalo.

De acordo com a literatura veterinária, a capivara é um animal calmo e manso de maneira geral e principalmente quando se sente seguro, mas também são territorialistas, havendo brigas entre machos quando um deles invade o território alheio. Elas pastam preferencialmente ao entardecer e costumam formar grupos estáveis, com 8 a 40 indivíduos, de ambos os sexos. Em média, uma família ou grupo tem de 7 a 10 animais.

Pará