MENU

BUSCA

Capitão Poço homenageia Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro

O tema deste ano é “Como Maria, chamados a viver nossa Fé com amor, serviço e humildade”

João Thiago Dias

O município de Capitão Poço, nordeste do Pará, realiza, neste domingo (17), a 38ª edição do Círio de Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro. O tema deste ano é  “Como Maria, chamados a viver nossa Fé com amor, serviço e humildade”. A romaria terá cerca de cinco quilômetros e, de acordo com a organização da festividade, deve reunir mais de 25 mil devotos. 

Às 6h, será realizada missa, presidida de Padre Luiz Marconi, na Igreja de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência. Às 7h, sairá a romaria em direção ao Santuário do Perpétuo Socorro, com previsão de chegada para 10h30, quando sera realizada a missa pelo pároco da Paróquia Santuário Santo Antônio Maria Zaccaria, padre Benedito Moura.   

Às 19h, será realizado o 1º Canto para Maria, com apresentação de vários cantores locais e convidados. Desta segunda-feira (18) até o próximo sábado (23), serão realizadas caminhas penitenciais, às 5h30, e missas, às 19h. Após as celebrações, terá o Arraial do Círio com vendas de comidas típicas, leilões e sorteios.

A festividade conta com oito romarias oficiais. A primeira delas é a Cavalgada do Círio, que foi realizada no dia 10 de novembro. Após a procissão deste domingo, ainda terá a Romaria da Juventude, no dia 22 de novembro, e a Romaria das Crianças, no dia 24, quando também será realizado o encerramento da programação.

A primeira Edição do Círio de Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro foi no ano de 1981. De acordo com o padre Benedito Moura, a cada ano, o Círio da localidade tem apresentado crescimento expressivo. "Uma vez que somos uma das poucas Paróquias do Pará e a única Paróquia da Diocese de Bragança que realiza o Círio dedicado à Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro", explicou. 

Sobre o tema deste ano, o padre explica que foi escolhido com o objetivo de conscientizar que todos são chamados a viver a fé, mas de uma forma muito especial. "Assim como a Mãe de Jesus e nossa Mãe viveu com Amor e serviu com humildade, entregou-se totalmente à providencia Divina e confiou nas promessas de Deus", disse.

Pará