MENU

BUSCA

OUÇA: Câncer atinge cada vez mais os jovens e pede alerta na pandemia

Oncologista pede que pacientes redobrem os cuidados com o coronavírus

Celso Freire

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que, até os 75 anos, um em cada cinco brasileiros deve desenvolver algum tipo de câncer. Nesta quinta (8) quando foi lembrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, a atenção e neste ano, o desafio da prevenção e tratamento contra o câncer continua acompanhado de uma outra preocupação: a pandemia causada pelo coronavírus.

Tanto sobre o câncer quanto o coronavírus, estar bem informado é saber como se prevenir. Para o câncer, a boa informação também ajuda a garantir o diagnóstico precoce, que faz toda a diferença no resultado do tratamento.

“O paciente oncológico que apresentar sintoma gripal deve ficar em casa e conversar com médico para avaliar a situação. Se a condição física permitir adiar a sessão quimioterápica, o médico é a pessoa capacitada para decidir isso”, ressalta a oncologista clínica Amanda Gomes, do Centro de Tratamento Oncológico. A médica cedeu entrevista ao repórter Celso Freire, da Rádio Liberal. Ouça a conversa na íntegra:


“O paciente oncológico que apresentar sintoma gripal deve ficar em casa e conversar com médico para avaliar a situação", diz a oncologista Amanda Gomes

Pará