Campanha contra a queima de lixo é iniciada em Santarém
A campanha é realizada com a temática "Acender é fácil, difícil é apagar"
Com o tema "Acender é fácil, difícil é apagar", a primeira fase da campanha de combate à queima urbana de lixo foi iniciada na última segunda-feira (26), com visitas a bairros de Santarém convidando moradores e lideranças para o evento, além de distribuir materiais de divulgação. A abertura da campanha será realizada na quarta-feira (28).
Ao todo foram visitados 5 bairros: Mapiri, Salé (Liberdade), Santarenzinho, Santo André e Maracanã. Por lá, os educadores entregaram convites para o evento de abertura e folders informativos sobre o crime de queimada urbana. Cartazes com as informações do evento também foram pregados pela cidade.
A campanha é realizada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam).
O Grupo de Artesãs em Prol do Meio Ambiente confirmou a presença na abertura da campanha. "O nosso grupo desde 2008 trabalha em prol do meio ambiente, sempre ajudando na implementação de coletas seletivas, plantação de mudas e outras atividades de preservação ambiental. Por isso essa pró-atividade da Semma em combater esse tipo de crime ambiental eu vejo com bons olhos, mostra o interesse da Prefeitura em melhorar a qualidade de vida das pessoas" Relatou Antônia Mota, coordenadora do grupo.
Cerca de 60 crianças do 4º e 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Sofia Imbiriba também devem participar. "Durante a reunião de pais nós convidamos todos ao evento da Campanha ao mesmo tempo em que nos comprometemos a levar nossos alunos do 4º e 5º ano. Nós costumeiramente já fazemos um trabalho de conscientização sobre o tema, porém creio que um evento como esse vem em boa hora dado o aumento do número de queimadas que ocorre durante essa época quente do ano" Explicou Vagner Fernando, gestor da escola.