Calor intenso e chuvas aleatórias: entenda o clima de agosto no Pará
O calor vai chegar a 34 graus e isso representa sensação térmica ainda pior. É recomendável levar um guarda-chuva para a tarde ou noite.

Desde o início desta semana, o belenense tem experimentado um clima confuso e diferente na região. Além do calor intenso, a população tem sido surpreendida com chuvas rápidas e fortes em horários aleatórios. Mesmo acostumadas com as variações do tempo específicas da região, as pessoas têm relatado nas redes sociais o quanto tudo isso tem causado transtornos no dia a dia. Nesta quinta (12), o começo da tarde foi marcado por uma rápida tempestade, com ventania e relâmpagos. Uma árvore até caiu na estrada da Ceasa.
A previsão é de que, na capital, as chuvas e a alta temperatura permaneçam durante todo o mês de agosto, com máximas de até 34 graus. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Já a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) informou que este ano as condições atmosféricas — como a temperatura da superfície do mar mais elevada, alta disponibilidade de umidade em conjunto com a circulação dos ventos — contribuem para a formação de nuvens, o que gera essas chuvas intensas na região.
Há também uma ocorrência de chuvas acumuladas acima da média normal para o mês de agosto. Porém, essas chuvas tendem a ocorrer de forma mais esporádica na segunda quinzena do mês. Além disso, essas características também podem ser vistas nas mesorregiões: Nordeste, Marajó, Baixo Amazonas e Calha Norte. É o que informa a Semas. É importante que as pessoas façam uso do protetor solar, estejam sempre hidratadas e se for sair, não esquecer do guarda-chuva para evitar transtornos.
A Defesa Civil de Belém tem chamado atenção para os vários alertas amarelos emitidos pelo Inmet. Essas alertas preveem perigo em potencial, com chuvas fortes e ventos intensos. A previsão é de que essas chuvas tenham um pequeno risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O aviso é atualizado diariamente.
É bom estar preparado, pois no Pará, a onda de calor também vai persistir, visto que o mês de agosto é um período caracterizado como “verão amazônico''. Essa época do ano - que vai de julho a setembro - tem índices pluviométricos menores e temperaturas elevadas. As chuvas desse período são em forma de pancadas, acompanhadas de trovoadas isoladas e rajadas de vento, ressalta a Semas.
(Bruna Ribeiro, estagiária, sob supervisão de Victor Furtado, coordenador do Núcleo de Atualidades)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA