CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Bragança, a Pérola do Caeté, completa 407 anos de fundação

Município, berço da Festa de São Benedito, é um dos pontos turísticos mais procurados no estado

Redação Integrada

O município de Brgança completa nesta quarta-feira (8) 407 anos de fundação. Franceses liderados por Daniel de La Touche, senhor de La Lavandière, foram os primeiros europeus a conhecer a região do Caeté, em 08 de julho de 1613, quando ainda era habitada pela nação tupinambá. Somente em 1634 foi fundado o povoado, Sousa do Caeté, às margens do rio Caeté, por Álvaro de Souza e transferido para a outra margem devido às dificuldades encontradas com a comunicação do povoado com Belém. Após a mudança, o povoado passou a ser chamado de Vila-Que-Era. Em 1854 um decreto imperial criou o município de Bragança.

Bragança, a Pérola do Caeté, completa 407 anos de fundação

Um dos adventos mais importantes para o desenvolvimento do município foi a fundação da Estrada de Ferro de Bragança (EFB), que começou a ser construída no ano de1883, a qual foi concluída em 1908, ligando o município até a capital. A ferrovia ficou em atividade até 31 de dezembro de 1965, período em que foi fundamental para a expansão das diversas localidades por onde passava.  

Atualmente, Bragança é o maior polo pesqueiro do Estado, e um dos principais do país, exportando sua produção principalmente para as capitais brasileiras e também para o exterior, incluindo ainda o extrativismo de caranguejos. Além da pesca, a economia de Bragança gira em torno da agricultura familiar, da pecuária e do comércio.

A força da cultura bragantina, o valor da história e da cultura do município, somada às privilegiadas características naturais, que inclui a presença de praias, campos e muitos igarapés, colocam Bragança na rota do turismo, especialmente durante o mês de julho. Além do período das férias escolares, outro momento de grande procura pelo município é durante a Festividade de São Benedito, realizada há mais de 200 anos, de 18 a 26 de dezembro.

Para celebrar os 407 anos, a Prefeitura de Bragança inaugurou a Casa da Cultura. E nesta quarta-feira a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) passa a funcionar.

Além das entregas, uma programação religiosa e cultural marcou os 407 anos de Bragança. De manhã na Vila-Que-Era, local da fundação do município, houve uma missa. Ainda como parte das comemorações, na sexta-feira, 10, será realizada uma live cultural, na nova Casa da Cultura, tendo como atração cantores e músicos locais.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ