MENU

BUSCA

Mulher dá à luz dentro de uma 'voadeira' no meio do rio Tapajós

O menino, que ainda não ganhou nome, nasceu quando faltava pouco mais de 20 minutos para o desembarque dos passageiros em Itaituba

Redação Integrada ( Com informações de Blog do Júnior Ribeiro)

As distâncias para quem vive nas áreas ribeirinhas do Pará são quase sempre sinônimo de dificuldade, especialmente quando se trata de quem precisa de atendimento de emergência. Que o diga Raicilene Carvalho Salvador, de 21 anos, que, grávida de seu segundo filho, não conseguiu chegar a tempo de ser preparada para o trabalho de parto e acabou por dar à luz seu bebê dentro de uma "voadeira" no meio do rio Tapajós, a caminho de Itaituba.

Moradora da Comunidade Cury, no município de Aveiro, região sudoeste do Pará, Raicilene tinha o parto previsto para o mês de setembro, mas sem data definida. “Nós dissemos a ela para vir pra Itaituba com a gente, mas ela não quis; disse que vinha depois”, contou a avó materna de Raicilene.

A jovem começou a sentir as contrações pela manhã logo cedo. O esposo decidiu então levá-la para Itaituba, onde poderia receber atendimento. Mas o único meio de chegar mais rápido ao município era por lancha, em uma viagem de quase três horas.

A mãe deu à luz a criança com o auxílio do marido e de uma técnica de enfermagem, que também estava na embarcação. O menino, que ainda não ganhou nome, nasceu quando faltava pouco mais de 20 minutos para o desembarque dos passageiros em Itaituba.

Mãe e filho foram socorridos por uma equipe do SAMU ainda no Porto da Balsa, e em seguida foram levados para o Hospital Municipal onde receberam os atendimentos médicos específicos.

Pará