CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Barco-hospital atende 2 mil moradores de comunidades ribeirinhas do oeste do Pará

Belterra e Aveiro são os municípios beneficiados na terceira edição da Missão Amazônia; confira os serviços

O Liberal
fonte

Um barco-hospital atenderá cerca de 2 mil moradores de comunidades ribeirinhas dos municípios de Belterra e Aveiro, no oeste do Pará, ao longo de dez dias, a partir desta quarta-feira (19). A ação Missão Amazônia oferecerá atendimentos ginecológicos, pediátricos e saúde da família, além de orientações sobre ações de prevenção e promoção de saúde, a pacientes que aguardam consultas médicas no Sistema Único de Saúde (SUS).

VEJA MAIS

image Ophir Loyola passa por avaliação para implantação do serviço de transplante de medula óssea
Membros do Sistema Nacional de Transplante visitaram a unidade, para analisar se o hospital atende aos requisitos técnicos para realizar o procedimento

image Justiça argentina determina que médicos de Maradona sejam levados ao tribunal, por morte do craque
Ao todo, oito profissionais de saúde serão julgados pela morte do ex-jogador, ocorrida em 2020

image Lula assina projeto de lei que regula o piso salarial da enfermagem, em R$ 4,7 mil a partir de maio
Texto abre crédito de R$ 7, 3 bilhões para a saúde e segue para o Congresso

A ação é uma iniciativa da gestora de faculdades de medicina Inspirali. Ao todo, participam 33 estudantes do último ano de graduação de medicina e oito professores das universidades Unisul (SC), UnP (RN), Unifacs (BA), UniBH (MG), UAM (SP) e USJT (SP). O grupo parte de Santarém rumo às comunidades localizadas às margens do Rio Tapajós, a bordo do navio-hospital Abaré II, pertencente à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

“Para os moradores do Pará, contribuímos com atendimento médico de qualidade e gratuito. Para nossos alunos, unimos ensino com a prática humanizada, que são os preceitos dessa ação”, diz o organizador da iniciativa, o professor Rodrigo Nunes, coordenador do curso de medicina da Unisul.

No barco-hospital serão realizadas consultas e exames. A embarcação acomoda 55 pessoas e possui estrutura de quatro consultórios, sala para pequenas cirurgias e laboratório para análises clínicas e radiografias, além de acomodações. O barco é próprio para navegar em rios mais rasos, o que lhe permite chegar a mais comunidades. Todos os cuidados necessários para prevenção à covid-19 devem ser respeitados durante a ação.

Histórico

Esta é a terceira edição da Missão Amazônia. No total, 60 alunos já participaram da ação. A primeira expedição ocorreu entre setembro e outubro de 2022, e atendeu 2,7 mil pessoas em 19 comunidades de Belterra, Aveiro e Santarém. A segunda aconteceu em março deste ano, em comunidades de Belterra e Aveiro. No total, foram 1,7 mil pessoas beneficiadas. 

O professor Rodrigo Nunes conta que as principais patologias atendidas nas duas edições anteriores foram hipertensão, diabetes, anemia, saúde mental e hepatite A. Os atendimentos estão registrados em prontuários eletrônicos, o que facilitou a programação para esta missão. “Fizemos uma atualização dos cadastros dos pacientes, coletamos mais dados e temos informações mais precisas de cada atendimento. Fizemos um estudo dessas informações e criamos um diagnóstico da população para sermos mais assertivos nesta e nas próximas edições como, por exemplo, que tipo de médicos especialistas levar, medicamentos e insumos”, afirma Nunes.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ