CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Banco de Leite da Santa Casa só consegue atender 30% da demanda

Adesão à campanha nacional busca reverter índices decrescentes de doação

Victor Furtado
fonte

O Brasil vive uma crise sem precedentes em vários setores. Entre os que vem sofrendo queda vertiginosa estão os bancos de leite materno. Acompanhando o cenário nacional onde a falta desse produto essencial aos bebês nos primeiros meses de vida tem se tornado cada vez mais frequente, o Banco de Leite da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará também passa por dificuldades. Atualmente, só consegue atender cerca de 30% da demanda, que quase sempre opera no limite ou acima de 160 leitos de UTI neonatal.

Diante do problema, a instituição aderiu à Campanha Nacional de Doação de Leite Materno. E conta com a ajuda da população para a coleta de leite e arrecadação dos frascos de vidro para armazenamento do produto. O tema deste ano é: "Doe leite materno e alimente uma vida". Com isso, a Santa Casa do Pará espera ao menos dobrar a arrecadação de leite e de frascos.

A rede nacional de coleta de leite materno apresenta uma queda de 45% a 50%. Por mês, o Banco de Leite da Santa Casa processa de 200 a 240 litros do produto. Isso porque a instituição ainda processa leite vindo de outras maternidades e fica com uma parcela, como contrapartida. Mas de 10% a 20% do total não passa pelo controle de qualidade, o que dificulta ainda o atendimento à demanda.

A nutricionista e assessora técnica do Banco de Leite, Vanda Marvão, reforça que a população precisa ajudar, seja com a doação de frascos — de vidro, boca larga e tampa de plástico, como os potes de café solúvel — ou do próprio leite materno. "As mães lactantes costumam sentir incômodo quando têm leite em excesso e, muitas vezes, esse excedente é jogado fora. Mas procuramos orientar as mães que estão amamentando para que reservem esse leite, porque ele pode ajudar a salvar vidas de bebês prematuros", destaca.

image A nutricionista e assessora técnica do Banco de Leite, Vanda Marvão, reforça que a população precisa ajudar, seja com a doação de frascos ou do próprio leite materno (Oswaldo Forte / O Liberal)

 

 

 

 

Ela reforça que as candidatas à doação não precisam se deslocar até a Santa Casa. O Corpo de Bombeiros, a partir de uma parceria com a instituição por meio do projeto 'Bombeiros da Vida', encaminha um profissional capacitado para fazer a coleta na casa da doadora. O cadastro pode ser feito pela internet ou pelo telefone.

Vanda Marvão reforça a importância de que profissionais das áreas da pediatria, obstetrícia e enfermagem ajudem na campanha, orientando as mães sobre a importância da doação de leite materno excedente. Até o dia 30 de maio, o Banco de Leite vai promover uma série de eventos que têm por meta informar o público em geral para que a prática da doação de leite e de frascos se torne mais frequente. A programação será encerrada com a realização de um fórum.

Desde o dia 17 têm ocorrido visitas a unidades de saúde, como as dos bairros Providência e Benguí II. A Santa Casa também ganhou o reforço da Assembleia de Deus em Belém, que  tem colaborado com a convocação de fieis a participarem da campanha nacional e a implantação de mais de 40 pontos de coleta de leite e de frascos nas igrejas congregadas.

Saiba como ajudar na Campanha Nacional de Doação de Leite Materno

Cadastro de Doadoras de Leite Materno

O cadastro pode ser feito nos sites da Santa Casa (www.santacasa.pa.gov.br) e do projeto Bombeiros da Vida (www.bombeiros.pa.gov.br), ou ainda pelos telefones 4009-2212, 4009-0375 ou 4009-2311, que funcionam 24 horas.

Frascos indicados para armazenar leite

Potes de vidro grosso, boca larga, com tampa plástica de enroscar. Pode ser de café solúvel, mel de glicose de milho ou maionese. O ideal é volume de 50 ml a 300 ml.

1. Após retirar o rótulo e o papelão que fica embaixo da tampa, lave cuidadosamente com água e sabão neutro
2. Ferva os frascos por 15 minutos , contando o tempo a partir de quando a água estiver formando bolhas
3. Retire da água e deixe secar naturalmente sobre um tecido limpo com a boca voltada para baixo. Não toque na parte interna do vidro e nem da tampa.

(Fonte: Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ