MENU

BUSCA

Baleia é encontrada morta em Soure, no Marajó

Segundo Secretaria de Meio Ambiente, animal mede cerca de onze metros, pesa em torno de 10 toneladas

Caio Oliveira

Uma baleia, possivelmente da espécie jubarte, foi encontrada morta no município de Soure, arquipélago do Marajó. Segundo informações da Prefeitura do município, o animal imenso foi encontrado na Praia do Araruna, em um braço de um igarapé, encalhada e já sem vida.


Pessoas teriam visto o animal encalhado na noite de ontem (21), mas somente hoje, com a baixa da maré, que a prefeitura foi ao local de díficil acesso. 

Técnicos da Secretaria de Saúde, Saneamento e Meio Ambiente (Semma) de Soure  segue no local, coordenados pela secretaria Dirlene Silva. "Só achamos por causa da presença de aves de rapina, pois chamou a atenção como o animal está escondido, longe da água, após as águas baixarem", disse a secretaria.

Segundo Dirlene, a baleia mede cerca de 11 metros, com seis de largura.e deve pesar em torno de dez toneladas. Ainda não há um plano para retirar o cadáver do local. "É uma área muito dificil. Nós mesmos só chegamos lá de canoa. Ainda estamos atrás de ajuda de ONGs ou outras instituição para nos instruírem sobre como proceder", disse a secretaria.

A baleia foi achada em localidade próxima ao Morro do Padre, em Soure. Ela possivelmente foi arrastada até o mangue, para área mais interna de mata, onde foi encontrada, além da praia, talvez pelas elevações de marés dos últimos dias.

 

Pará