Após dois anos sem procissão, Círio de Ananindeua sai às ruas neste domingo
Um motivo de alegria entre os fiéis e sacerdotes é o retorno do Círio à primeira igreja da história do município, após 15 anos ocorrendo em outras paróquias

Foi em clima de agradecimento e de retorno às origens que fiéis e sacerdotes celebraram a 79° edição do Círio de Ananindeua. Isto porque a celebração ocorreu após dois anos parada em virtude do período de pandemia, retornando também, após 15 anos, para a paróquia Santa Maria da Mãe de Deus, a primeira igreja construída na história do município.
Antes da missa de abertura, cerca de 200 pessoas já estavam presentes na paróquia à espera da imagem da santa, que é padroeira de Ananindeua, mas o número aumentou consideravelmente ao longo da celebração.
VEJA MAIS
Segundo a Igreja Cartólica, são percorridos 2,140 km até a igreja Matriz Nossa Senhora das Graças.
Começa a missa de início do Círio de Ananindeua (Igor Mota)
"Sabemos muito bem que não tem como a gente viver o evangelho, seguir Jesus, sem uma proximidade que nós católicos chamamos de uma grande devoção para com nossa mãe Maria, mãe Jesus. E a devoção a Nossa Senhora das Graças já está no coração e na vida do povo de Ananindeua, porque a primeira paróquia de Ananindeua foi dedicada a Nossa Senhora das Graças, que é justamente a nossa igreja matriz. Então esta é uma devoção que já vem de muito tempo e estamos felizes de trazê-la de volta à origem, ainda mais após um período tão difícil, em que aprendemos com a dor", diz padre Chicão, pároco da igreja matriz de Nossa Senhora das Graças.
Ainda durante a celebração da missa de abertura, conduzida pelo padre Chicão, uma multidão de marianos começou a chegar rapidamente, aguardando o início da procissão. De acordo com a Polícia Militar, mais de mil romeiros participaram da caminhada até a igreja matriz de Nossa Senhora das Graças, ao lado da prefeitura do município.
Às 10h15 a imagem da padroeira de Ananindeua chegou na praça matriz da cidade. Recebida com o hino Vós Sois o Lírio Mimoso, tocado pela banda da Guarda Municipal de Belém, a imagem foi cuidadosamente retirada do carro onde estava e colocada no altar da igreja. Emocionados, os fiéis festejaram com palmas e entoaram a canção em voz alta, um dos momentos mais marcantes da celebração.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA