MENU

BUSCA

Aplicativo é lançado para amenizar transtornos após queda de ponte no Rio Moju

"NavegaAqui", desenvolvido pela Prodepa, oferece informações antecipadas a quem precisar se locomover de balsa

Redação Integrada

O Governo do Estado lançou o aplicativo "NavegaAqui", desenvolvido pela Prodepa e uma operadora de redes móveis. Trata-se uma ferramenta com horários, rotas e acompanhamento das balsas que estão suprindo as necessidades de transporte do estado, após a queda da terceira ponte da Alça Viária, sobre o rio Moju.

Essa é uma das medidas de amenização dos transtornos por conta da queda da ponte. Com esse aplicativo, a ideia é que quem necessite pegar uma balsa, possa ter mais informações e de forma antecipada. Assim, evitando filas e confusão por desinformação.

Por enquanto, o projeto inclui 13 balsas que fazem trajeto Belém - Barcarena. Cada balsa tem um aparelho próprio, com outro aplicativo, que permite o rastreio da embarcação. Para manter esse sistema funcionando, o Governo do Estado pretende estimular a ampliação das redes de celular nesse itinerário. A comunicação é um problema histórico na Alça Viária.

Toda a interface do aplicativo foi pensada para ser usada de forma intuitiva, acessível a pessoas que tenham menor grau de instrução ou pouca familiaridade com apps.

O app já pode ser baixado na Play Store, para usuários de aparelhos com sistema Android. Até sexta-feira (19), o aplicativo estará disponível na App Store, para quem utiliza dispositivos iOS.

Pará