MENU

BUSCA

Após 13 horas de protesto, moradores liberam acesso à ilha de Mosqueiro

O motivo da interdição é por conta das péssimas condições da estrada que dá acesso à comunidade

Redação Integrada

Desde às 4h da manhã desta segunda-feira (10) um grupo de moradores da comunidade Baía do Sol, formado por aproximadamente 100 manifestantes, interditou a PA-391, que dá acesso à ilha de Mosqueiro, Região Metropolitana de Belém. Entre as reivindicações dos moradores estão as péssimas condições da estrada que dá acesso à comunidade. Além disso, a precariedade nos serviços básicos como saneamento, saúde e transporte. "Estamos abandonados aqui nessa ilha. Ninguém da Prefeitura de Belém nos atende", reclamou a moradora Tânia Cardoso, de 52 anos. Ela ainda reclama sobre a falta de infraestrutura no distrito. "Muitas vias estão esburacadas e sofrendo com a erosão. A manutenção que deveria ser feita, não está acontecendo", acrescentou a moradora.

Assista:


Segundo os manifestantes, os ônibus que fazem a linha Mosqueiro/Belém oferecem um serviço precário. Outro motivo que gera muita insstisfação com o transporte, é o suposto aumento da tarifa para o valor de R$5,80. "Isso é um absurdo! A estrutura desses coletivos são horríveis", denuncia o morador da Ilha, Francisco Santos. Ainda de acordo com Francisco, diversas reclamações foram feitas ao agente distrital da ilha, mas nenhuma delas foram atendidas. "Mosqueiro está cheia de muitos problemas. Não bastasse essa situação com o transporte, as ruas estão péssimas. As férias estão chegando e a ilha está abandonada pelo poder público. E olha que isso é um problema antigo aqui" pontua.

Por conta do bloqueio, o trânsito ficou bastante complicado na via. Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) estiveram no local e uma guarnição da Polícia Militar foi deslocada para controlar a manifestação, que seguiu de forma pacífica. A via foi liberada por volta de 17h após uma negociação. Os moradores disseram que a Prefeitura de Belém se comprometeu, em um prazo de 15 dias, a tender as revindicações feitas por eles.

A Secretaria de Saneamento de Belém (Sesan) informou, através de nota, que está atuando no distrito de Mosqueiro com serviços de recuperação asfáltica. Nesta semana a ação está atendendo a Rua da Bateria, no trecho que envolve a alameda Lauro Cardoso e Rua dos Escoteiros. O trabalho segue a um cronograma de atendimento por conta da grande demanda. Sobre as reclamações por conta do transporte, a Semob disse desconhecer a situação.

Pará