MENU

BUSCA

Ao menos 70 famílias estão desabrigadas com enchentes em São Domingos do Capim

Ao todo, 250 famílias são atingidas pelos alagamentos, em graus menos graves. A previsão é de mais chuvas fortes até terça-feira (26)

Victor Furtado / Redação Integrada de O Liberal

Faz dois dias que São Domingos do Capim amanhece submersa pelas enchentes. Assim como em Belém, a cidade está tendo a coincidência de marés altas e chuvas fortes. Pelo menos 70 famílias estão desabrigadas, como estima a prefeitura do município. No total, 250 famílias são atingidas a cada período de alagamentos.

Há uma campanha para arrecadação de roupas, alimentos e outros itens para essas famílias atingidas. No entanto, uma das prioridades, segundo a Prefeitura de São Domingos do Capim, é água potável. A rede de abastecimento está parada.  

O Corpo de Bombeiros Militares formou uma força-tarefa com voluntários, tudo para ajudar os desabrigados e minimizar os transtornos no município de quem não está desabrigado, mas está numa área alagada.

Nas redes sociais digitais, há denúncias de que as redes de esgotos e bueiros estão entupidas. No último dia 19, moradores cavaram valas improvisadas como protesto. E uma medida desesperada para conter os alagamentos que já estavam ocorrendo, mas ainda não tão intensos.


Há previsão de mais chuvas até a semana que vem, com as mais intensas na segunda (25) e na terça (26). Neste final de semana, ainda haverá chuvas e marés altas no município, que é cercado de igarapés.

Com as chuvas fortes e marés altas, até as estradas de acesso turístico ao conhecido fenômeno da Pororoca estão prejudicados. E a cidade, em si, pouco está conseguindo aproveitar a movimentação.

Pará