A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou na última semana o resultado da Pesquisa de Satisfação de Qualidade Percebida de 2018, que ouviu mais de 100 mil usuários para avaliar os serviços de banda larga, telefonia fixa, pós-pago e pré-pago e TV em 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal. Foram aferidas a satisfação geral do consumidor com a sua prestadora e também sua percepção de qualidade sobre os diferentes aspectos do serviço contratado.
Confira
aqui os resultados da pesquisa da Anatel por Estados
No Pará, o ranking lista as empresas do setor mais bem cotadas junto ao público quando comparadas ao desempenho das grandes operadoras de atuação nacional, destacando o serviço em todos os segmentos avaliados: pós-pago, pré-pago, telefone fixo, banda larga fixa e TV por assinatura.
Embora todos os serviços tenham apresentado desempenho crescente, a telefonia móvel foi o que apresentou melhorias mais expressivas na maioria dos indicadores consolidados, em ambas as modalidades (pós e pré-paga). Também vem ganhando espaço a TV por assinatura, que foi o serviço melhor avaliado na pesquisa nos anos de 2015 e 2016, mas perdeu essa posição em 2017 para a telefonia móvel pós-paga e em 2018 para a telefonia móvel pré-paga.
Já quanto aos indicadores pior avaliados, nenhuma mudança: o Atendimento Telefônico e a Capacidade de Resolução lideraram os índices de insatisfação. Por outro lado, Funcionamento e Cobrança das operadoras de telefonia móvel tiveram as melhores avaliações. Nos serviços fixos, também sobressaiu o indicador de Reparo e Instalação. Mas, o quesito Funcionamento obteve notas mais baixas que os demais.
Em uma leitura mais ampla, a banda larga fixa foi o pior avaliado em todos os indicadores, salvo o de Capacidade de Resolução, em que a telefonia móvel pré-paga superou os demais serviços. Por outro lado, TV por assinatura e telefonia móvel pós-paga dividiram as melhores avaliações de cada indicador.
O RANKING NO PARÁ
Entre as empresas em operação no Pará, a Claro e a NET lideraram os índices de satisfação do consumidor. Nos serviços móveis pós e pré-pagos, a Claro alcançou as notas 7,50 e 7,99, respectivamente. O resultado da pesquisa reflete a simplificação das ofertas, inovação na proposta de valor e os significativos investimentos na rede 4.5G.
Em relação à banda larga fixa no estado, a NET obteve nota 7,05, acompanhando o ritmo de expansão no Brasil, onde a operadora é a que mais cresce atualmente em banda larga fixa de ultravelocidade.
Na TV por assinatura, a Claro TV conquistou o 1º lugar do ranking de satisfação, com a nota 7,75, seguindo a média nacional em que, juntas, Claro e NET lideram o mercado brasileiro e formam a maior plataforma de distribuição de conteúdo do país. As duas marcas encabeçam, ainda, o ranking de satisfação de telefonia fixa, com nota 7,95.