MENU

BUSCA

Viagem Marajó - Belém: novas embarcações iniciam operações nesta terça (13)

A travessia demora pouco mais de uma hora e é totalmente regularizada e fiscalizada pelo poder público estadual

O Liberal

Uma balsa e uma lancha começaram a fazer o transporte de passageiros, cargas e veículos entre Belém e o porto de Camará, no arquipélago do Marajó. As operações começaram na manhã desta terça-feira (13). Os trajetos iniciaram às 7h da manhã, com acompanhamento de equipes da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA). Agora há três embarcações disponíveis para a travessia.

"O Governo do Estado está trabalhando para ampliar os serviços para melhorar a qualidade do transporte, buscando, inclusive, novas alternativas que possam beneficiar a população como a travessia feita por navios", explicou o Secretário de Estado de Transportes, Adler Silveira. As novas operações são decorrentes de análises e estudos técnicos da Arcon-PA sobre a qualidade dos serviços oferecidos à população.

Com a ampliação dos serviços, a balsa da empresa "Henvil" inicia a travessia às 7h, saindo do porto de Camará até Belém às segundas, terças, quintas e sextas, com retorno às 20h. A tarifa cobrada será a mesma já praticada pela empresa. 

A lancha “Atlântica” (empresa Transmarajó) sai às 7h do Terminal Hidroviário de Belém até o porto de Camará, retornando às 14h30. A partir desta quarta-feira (14), a lancha "Salmista" (Empresa Salmista) sairá às 6h30 do Porto de Camará, com retorno de Belém às 14h30. Para garantir o cumprimento da legislação, as lanchas vão ofertar 15% de gratuidade aos passageiros que têm direito previsto.

“A intenção da Arcon é buscar alternativas para atender a demanda e os anseios da população do Marajó, ampliando as opções de horários, buscando oferecer conforto e qualidade no transporte intermunicipal aos usuários da região do Marajoara. A viagem com a lancha Atlântica durou 1h20, seguiu com 35 passageiros e teve boa aceitação por parte dos usuários. Ao chegar no porto de Camará, foi bem aceita pela população local que ficou satisfeita com a nova embarcação”, explica Denise Pimenta, diretora-geral em exercício da Arcon.