MENU

BUSCA

Tutores de pets relatam demora no atendimento do novo Hospital Veterinário Municipal em Belém

Segundo os denunciantes, só haveria possibilidade de vaga no período da tarde, mas sem garantia

O Liberal

Na manhã desta segunda-feira (26), alguns tutores não conseguiram atendimento para pets devido à alta demanda e demora no atendimento do novo Hospital Veterinário Municipal de Belém, no bairro de São Brás. Segundo os denunciantes, só haveria possibilidade de vaga no período da tarde —  ainda assim, sem garantia. Por isso, algumas pessoas precisaram aguardar do lado de fora do hospital.

A pedagoga Sandra Silva, de 61 anos, foi uma delas. Ela chegou por volta de 11h30 no local para tentar agendar um exame para seu pet, um gato. A consulta para o felino já havia sido realizada na Clínica Veterinária Municipal de Belém, localizada na Pedreira, entre Marquês de Herval e Curuzú. Segundo ela, o número para agendamento de exames por telefone não funciona, e, por conta disso, precisou se deslocar até o Hospital, na esperança de conseguir marcar.

“Não está funcionando, não tem como a gente agendar [por telefone] para receber atendimento aqui. No meu caso, é uma citologia, um exame que é tipo uma biópsia que tem que retirar do animal. Não trouxe ele, porque tem que agendar para depois trazer o animal. Só que tem muita gente, a demanda é demais”, diz a pedagoga. 

Segundo Sandra, todas as fichas para atendimento esgotaram ainda pela manhã, e não sobraram fichas para o período da tarde. “Meu gato está com um tipo de cisto que o médico tem que investigar, para ver o quê que é. Só que eu não trouxe ele, porque o veterinário me orientou a ligar para o número, que iria atender e agendar, o número do hospital”, afirma.

Já a estudante universitária Victória Serrão possui uma pet que precisa de atendimento urgente — situação constatada durante uma consulta na Clínica Veterinária Municipal de Belém. Após o atendimento na unidade da Pedreira, ela foi até o Hospital para agendar o procedimento. “Vim atrás de uma cirurgia para a minha cachorrinha, ela precisa fazer uma cirurgia no útero e castrar. Vim do hospital na Pedreira, com encaminhamento para eletro e ultrassonografia, só que as fichas já acabaram, então tem que vir amanhã”, conta a estudante.

A pet de Victória está com um quadro de piometria, infecção caracterizada pelo acúmulo de pus na cavidade do útero. “Para conseguir o atendimento, tem que ficar na fila desde 6h, tem que madrugar. A gente vem lá da Pedreira, se expõe. Cheguei lá 7h e fui sair quase 13h, vim para cá atrás do procedimento, que é de urgência, e não consegui”, lamenta.

Para a estudante, existe muita demanda para pouco atendimento, além de um número limitado de fichas, situação que ela considera precária. A cachorrinha de Victória já está com o quadro há duas semanas e o medo da tutora é de que a situação se agrave. “O próprio veterinário disse que é emergência, a cirurgia custa quase R$ 3.000, não tenho condições”, afirma.

A redação integrada de O Liberal entrou em contato com a Prefeitura de Belém, para abordar a demora e a falta de atendimento na unidade. “A Prefeitura de Belém informa que não procede a denúncia. O atendimento no Hospital Veterinário Municipal segue funcionando normalmente. A prefeitura reforça que a Rede Integrada De Saúde Veterinária tem capacidade para atender 650 pets por dia”, pontua a nota.

A gestão municipal destaca, ainda, que o atendimento consiste na triagem realizada pela Clínica Veterinária Municipal e o encaminhamento, após triagem, para o Hospital Veterinário. Entre os serviços do Hospital, estão consultas agendadas, urgência e emergência, exames de imagem, exames laboratoriais, cirurgias de pequena, média e alta complexidade, castração, internação em UTI e atendimento em especialidades como Dermatologia, Oncologia, Nefrologia, Cardiologia, Infectologia e Medicina Felina.

Hospital supostamente fechado

No último domingo (25), um vídeo viralizado nas redes sociais mostra tutores com pets na chuva, em frente ao Hospital Veterinário Municipal de Belém, que supostamente estaria fechado. Procurada para abordar o tema, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (Sepda), informa que o atendimento do novo Hospital Veterinário Municipal está em pleno funcionamento, com uma média de 150 animais atendidos diariamente. “O vídeo mostrado não foi gravado nesta segunda-feira, e a situação deve ter acontecido após o encerramento do atendimento das consultas, que vai até às 16h”, diz o posicionamento.

“A prefeitura reforça que a Rede Integrada De Saúde Veterinária tem capacidade para atender 650 pets por dia. O atendimento consiste na triagem realizada pela Clínica Veterinária Municipal e o encaminhamento, após triagem, para o Hospital Veterinário. Entre os serviços do Hospital estão consultas agendadas, urgência e emergência, exames de imagem, exames laboratoriais, cirurgias de pequena, média e alta complexidade, castração, internação em UTI e atendimento em especialidades como Dermatologia, Oncologia, Nefrologia, Cardiologia, Infectologia e Medicina Felina”, conclui a nota.

Horários de funcionamento

Confira o funcionamento do Hospital Veterinário Municipal de Belém:

Consultas e exames 

Segunda a sexta, de 7h às 16h 

Urgência e Emergência

Domingo a domingo, de 7h às 19h

Para acessar os serviços, é necessário morar em Belém, ter mais de 18 anos, possuir renda familiar de até dois salários mínimos e realizar cadastro prévio no sistema do hospital. No momento do cadastro, o tutor deverá apresentar RG, CPF, comprovante de renda ou documento que ateste baixa renda, além de comprovante de residência nominal ou declaração de residência assinada pelo próprio usuário. As informações e o agendamento de consultas podem ser feitos pelo telefone (91) 99286-7737.