MENU

BUSCA

Sedop dará continuidade aos serviços de revitalização da imagem de São Benedito

A previsão é que o edital de licitação da obra seja publicado ainda esta semana, no Diário Oficial do Estado

Redação Integrada

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) já está com a imagem vencedora do concurso "São Benedito de Arte Popular", realizado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), e que abriu espaço para que, durante 15 dias, a população bragantina escolhesse o protótipo da nova estátua do Santo Preto.

A previsão é que o edital de licitação da obra seja publicado ainda esta semana, no Diário Oficial do Estado. A construção fará parte da segunda etapa do projeto de revitalização da imagem e remodelagem do Mirante de São Benedito, localizado no município de Bragança, no nordeste paraense.

De acordo com o secretário executivo da Sedop, Ruy Cabral, a nova imagem deverá ter as mesmas características da anterior, ou seja, quatro metros de diâmetro por 16 metros de altura. "A obra terá todas as garantias. Já foi feito, pelos engenheiros e técnicos da Sedop, um cálculo estrutural para isso, o qual avaliou a estrutura já existente no local” garantiu.

A revitalização vai contar com uma disposição em concreto armado, revestida por fibra e resina, além de pintura de alta resistência. A Sedop também ficará responsável pela iluminação do espaço. A previsão é de que a obra seja finalizada pela secretaria e entregue à Secult para inauguração até o final deste ano.

Concurso

Durante o concurso, foram apurados 1.563 votos, ao longo dos 15 dias de votação. Com 752 votos, o vencedor foi Valdeci dos Santos, 43, natural da cidade de Viseu, mas que reside no município há 15 anos e já se considera um bragantino. Valdeci é escultor há mais de duas décadas e já havia trabalhado na reforma da antiga imagem.

Relembre o acidente

A estátua de São Benedito, que ficava em cima do mirante de Bragança, nordeste paraense, desabou na tarde do dia 27 de maio deste ano. Foi um duro golpe à cultura, à religião e ao turismo do município. Felizmente, ninguém se feriu no acidente (os trabalhadores haviam saído para o almoço). O espaço já estava interditado.