Inmet emite alerta para chuvas no Pará e outros Estados do Brasil; veja quais
Quatro Estados receberam o alerta vermelho, quando há a possibilidade de ocorrências de 'grandes danos e acidentes'
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para chuvas intensas em 20 estados brasileiros nesta terça-feira, 20. Quatro dessas unidades federativas receberam o alerta vermelho, indicando a possibilidade de "grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou à vida humana".
Os estados sob alerta vermelho são: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Espírito Santo.
No Rio de Janeiro, a previsão aponta para chuvas que podem superar os 100 mm hoje, com grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, especialmente no norte do estado. O aviso também é válido para o leste de Minas Gerais e grande parte do Espírito Santo. Em São Paulo, transtornos foram registrados na segunda-feira, 19, afetando a capital e cidades do litoral.
Alerta laranja para outras nove unidades federativas
Além dos alertas vermelhos, o Inmet emitiu o alerta laranja – o segundo nível na escala de atenção meteorológica – para outros nove estados.
- Acre
- Bahia
- Distrito Federal
- Tocantins
- Roraima
- Piauí
- Maranhão
- Pará
- Amazonas
Orientações para situações meteorológicas perigosas
Em caso de situação meteorológica perigosa, as autoridades recomendam:
- Manter-se muito vigilante e informar-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas.
- Inteirar-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis.
- Seguir os conselhos das autoridades competentes.
Previsão de grande perigo pela ZCAS
A semana começou com previsão de condições meteorológicas severas em grande parte do Brasil, com destaque para as regiões Sudeste e Centro-Oeste, conforme alerta da MetSul Meteorologia.
O fenômeno responsável é a segunda atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) em 2026, que pode provocar volumes de chuva entre 300 mm e 500 mm em apenas alguns dias.
De acordo com a MetSul, o cenário é classificado como de "grande perigo", com elevado risco de alagamentos, inundações, cheias de rios e deslizamentos de terra, principalmente em áreas urbanas e regiões montanhosas. Essa previsão é válida até o próximo domingo, 25.
Palavras-chave