MENU

BUSCA

Hospital Galileu será exclusivo para pacientes com covid-19 ou síndrome aguda respiratória

Informação foi confirmada na tarde desta quinta-feira (30) pelo governador Helder Barbalho

Andreia Espírito Santo

O Hospital Público Estadual Galileu, localizado na rodovia Mário Covas, bairro do Una, em Belém, vai passar a atender exclusivamente pacientes com covid-19 ou síndrome aguda respiratória. Serão 96 leitos clínicos e 8 leitos de UTI. Com isso, o estado soma 1.097 leitos clínicos e 223 leitos de UTI exclusivos para tratamento de covid-19.

O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou a determinação na tarde desta quinta-feira (30) por meio de sua rede social. No pronunciamento, Helder Barbalho ressaltou que a unidade não funcionará como um hospital de portas abertas, que é quando o paciente pode ir ao local direto em busca de ajuda médica, sem precisar de encaminhamento. No caso do Galileu, as pessoas precisam ser encaminhadas para que recebam o atendimento.

Com a medida, o governo estadual espera desafogar as unidades de pronto atendimento e os prontos socorros da Região Metropolitana de Belém, em especial da capital paraense, que já estão saturados. O estado espera ainda aumentar a internação de quem necessita por estar com a covid-19 ou síndrome aguda respiratória

“O Hospital Galileu, localizado na Mario Covas, entre Belém e Ananindeua, passará a ser integralmente um hospital para atendimento de pacientes com coronavírus ou síndrome aguda respiratória. Não será de portas abertas. Mas um hospital referenciado para que possa desafogar as unidades de pronto atendimento, os prontos socorros e também aqueles que estão em necessidade de internação. Estamos disponibilizando 96 leitos clínicos e oito leitos de UTI. Será mais um hospital estadual que estará funcionando especificamente e de forma integral para atendimento a pacientes com coronavírus no estado do Pará”, afirmou o governador Helder Barbalho.