Cacau paraense é finalista em premiação no Salão do Chocolate em Paris
Paraense Helton Gutzeil compete com mais um brasileiro e 48 produtores internacionais
O paraense Helton Gutzeil, produtor de chocolate da fazenda Panorama, localizada no município de Uruará, no sudoeste paraense, é finalista de uma premiação no Salão do Chocolate em Paris, na França. Helton é um dos 50 classificados de vários países produtores de cacau. O prêmio será entregue no dia 30 de outubro durante a programação do Salão do Chocolate, em Paris.
“Já nos sentimos vitoriosos e sabemos que a responsabilidade aumentará com essa grande oportunidade de levar o nosso trabalho para França, estamos muito felizes’’, frisou o produtor de amêndoa de cacau. Helton Gutzeil está na disputa internacional com o cacau híbrido distribuído pela Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira). Ao lado dele, outro brasileiro também concorre, João Tavares, da Fazenda Leolinda da Bahia, com o Clone SJ02.
'Excelente qualidade' - A qualidade, o sabor e o aroma do cacau paraense impressionaram a doutora em Biotecnologia Adriana Reis, gerente de Qualidade e Relacionamento do Centro de Inovação do Cacau, com sede em Ilhéus, na Bahia, e uma das palestrantes do Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que acontece até o próximo domingo (22), em Belém. “Se o Brasil ganhar em Paris um prêmio que seja, será valiosíssimo para o País. O Pará tem amostras de excelente qualidade’’, frisou Adriana Reis.
Ela comentou que o cacau paraense vem se caracterizando como um cacau suave, com notas cítricas muito elevadas, amendoadas. “Ele tem uma certa adstringência, mas uma adstringência aveludada. Essa constituição é muito interessante, e o mercado demanda bastante’’, acrescentou a biotécnica. O Pará tem potencial para o chocolate intenso, de sabor agradável, e isso é só um exemplo dos diferenciais daqui’’, finalizou Adriana Reis.
O 6º Festival Internacional do Chocolate e Cacau acontecerá até o próximo domingo (22), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, das 15h às 22h. A entrada para o evento é R$ 5 (com meia-entrada).
Palavras-chave