MENU

BUSCA

UFPA e Alunorte firmam acordo para pesquisa sustentável para produção de cimento de baixo carbono

O projeto tem objetivo de desenvolver cimentos com viabilidade técnica, energética e ambiental a partir da mistura do resíduo de bauxita e outras matérias-primas

Redação Integrada

A Alunorte e a Universidade Federal do Pará (UFPA) assinaram um acordo para a realização de pesquisa sobre a viabilidade de produção de cimento de baixo carbono a partir do resíduo de bauxita. O projeto integra o convênio entre a Hydro e a Universidade.

A companhia busca utilizar parte deste resíduo para a geração de novos produtos até 2030. Esse percentual equivale a aproximadamente 500 mil toneladas de resíduo de bauxita ao ano.

O objetivo é desenvolver soluções tecnológicas sustentáveis para os produtores locais de cimento de modo a reduzir não somente o seu custo de produção, mas principalmente o seu impacto ambiental, por meio da redução da emissão de gases e da preservação de recursos naturais.

A estimativa de duração é de 18 meses e o projeto de pesquisa de cimento de baixo carbono conta com cinco pesquisadores do Laboratório de Tecnologia das Construções da UFPA e outros cinco profissionais do Departamento de Tecnologia, que inclui a área de Pesquisa & Desenvolvimento da Hydro.

“A parceria e a busca de inovação junto à academia é fundamental. A pesquisa é uma oportunidade de promover avanços globais e locais na nossa gestão ambiental, com redução da emissão de carbono e o reaproveitamento do resíduo da bauxita. Uma busca incessante de toda a indústria do alumínio”, afirma Michel Lisboa, diretor Industrial da Alunorte.

A pesquisa sobre a utilização de resíduo de bauxita é o primeiro projeto do convênio. A Hydro e a UFPA já são parceiras desde 2013 no Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC), em Paragominas. Cerca de 100 profissionais estão envolvidos em todos os programas de pesquisa do Consórcio. O BRC já implementou diversos estudos inéditos, como de algas e crustáceos, entre outros.

Pará