MENU

BUSCA

Algodoal: bloco ecológico ‘Filhos do Mangue’ reúne foliões no carnaval de 20 a 21 de fevereiro

A concentração será em frente a Pousada Mitologia, na Ilha que pertence a Maracanã

Gabriel Pires

O bloco ecológico “Filhos do Mangue retorna” — que traz uma temática ecológica ao carnaval, com destaque ao mangue — retorna ao carnaval da Ilha de Algodoal, em Maracanã, nos dias 20 e 21 de fevereiro (segunda e terça-feira). A concentração será em frente a Pousada Mitologia. O som será comandado pelo carnavalesco Handerson Ramos, junto com a bandinha Apimentada, e o tradicional jegue elétrico. Os foliões poderão adquirir abadás na pousada.

A história do bloco começou em 2004, no bar “A Princesinha”, na praia do Farol, em Algodoal. O objetivo era estimular a manifestação cultural carnavalesca na Ilha como instrumento de educação ambiental, exaltando a exuberância da fauna e flora locais, como o mangue. 

“Desde o início o bloco veio com uma proposta de relembrar os antigos carnavais, adotando uma bandinha carnavalesca e levando para as ruas uma alegoria em forma de caranguejo, que se tornou um sucesso desde o início”, conta Márcia Nunes, coordenadora do bloco.

Todos os anos é escolhido um tema, e a partir daí é criado um enredo, ilustrado pelas alegorias e adereços, tendo como alegoria principal e símbolo do bloco, um caranguejo. “Tudo é confeccionado por meio de oficinas de arte que realizamos durante o ano na comunidade local, principalmente com a participação de idosos e crianças”, destaca Márcia.

Serviço

Bloco carnavalesco Filhos do Mangue e Jegue Elétrico

Data: 20 e 21 de fevereiro

Local: concentração na Pousada Mitologia, na ilha de Algodoal, 

Horário: ainda em definição (depende dos horários da maré)

(Gabriel Pires,estagiário, sob a supervisão de João Thiago Dias, coordenador do Núcleo de Atualidades)

 

Pará