MENU

BUSCA

Alagamento em Castanhal: Câmara sugere construção de ponte na BR-316

Canal da Avenida Paulo Titan até a Rodovia BR-316 transbordou e tem prejudicado a população local. Proposta de ponte foi feita pela câmara de Castanhal ao DNIT

Patrícia Baía

A audiência pública realizada na Câmara Municipal de Castanhal pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para tratar do Projeto de Bueiro no Km 62,7 da rodovia BR-316, que transpõe as águas do Igarapé Castanhal, canalizado na Avenida Paulo Titan foi tumultuada.

Os moradores do bairro Nova Olinda, por onde passa o canal, e os vereadores cobraram uma solução por parte do DNIT para os alagamentos das vias no entorno da obra que foi realizada pelo órgão em julho do ano passado. A galeria construída no local seria pequena para suportar o volume das águas.

VEJA MAIS 

Em todos os cruzamentos das vias que cortam o canal existem pontes e isso, segundo a moradora, faz com que a vazão ocorra naturalmente. “Por isso queremos que o DNIT construa uma ponte como existem nos cruzamentos do canal para que a água da chuva não invada as casas “, falou. 

A Secretaria de Obras do Município também responsabiliza a obra do DNIT pelos transtornos ocorridos na cidade e diz que a limpeza do canal é realizada semanalmente. “Depois desta obra, qualquer chuva pequena já alaga o bairro Nova Olinda. Essa tubulação foi colocada de forma emergencial pelo DNIT, mas não resolveu o problema”, afirmou. 

Ao final da audiência pública o superintendente do DNIT falou que o órgão irá refazer os estudos de impacto. “Ele não deu prazo e é uma questão de calamidade pública e o tempo para se fazer esse estudo já passou”, disse a vereadora Paula Titan. 

Menina tira casaco para agasalhar cachorra ferida na chuva e cena emociona web;veja
A cadela 'Pretinha' foi resgatada pela estudante Cibely Luiza e, agora, entrou para adoção em busca de um lar e novos tutores

DNIT sobre alagamento em Castanhal

Em 24 de março, a Autarquia se reuniu com representantes da comunidade do entorno do Igarapé Castanhal na Unidade Operacional de Castanhal da PRF, onde prestou esclarecimentos sobre a obra. No mesmo mês, a Assembleia Legislativa do Estado do Pará solicitou ao DNIT esclarecimentos técnicos em relação a obra na BR-316 (Km 62,7), na vazante Igarapé Castanhal, sobre ocorrência de alagamentos no município.

O DNIT já elaborou manifestação técnica sobre o assunto e a respeito das problemáticas envolvidas na questão. 

Pará