Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

64º Círio de Tracuateua reúne cerca de 15 mil fiéis em procissão

Tema deste ano é “Filho, eis aí Tua mãe” ; programação vai até o dia 28 de agosto

Daleth Oliveira

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Tracuateua, no nordeste paraense, chegou a sua 64º edição. Realizada pela Paróquia São Sebastião, a festividade que este ano trás o tema “Filho, eis aí Tua mãe” reuniu cerca de 15 mil fiéis em procissão na manhã deste domingo (21).

Após a missa às 7h, na Capela de São João Paulo II, no bairro Nova Esperança, foi dada a partida da romaria que percorreu cerca de 4 quilômetros em 10 ruas da cidade. O percurso seguia a Berlinda da Padroeira da Amazônia.

O padre Ari Silva contou detalhes da programação. "A procissão durou cerca de duas horas, sendo a caminhada rumo à Igreja Matriz, onde também celebramos mais uma missa presidida por Dom Raimundo Possidônio, bispo coadjutor da Diocese de Bragança”, informou.

Todo o trajeto foi supervisionado por órgãos públicos municipais e privados de segurança, além da Guarda de Nazaré, para assegurar o bom andamento da festividade. Nenhuma intercorrência foi registrada durante o percurso.

A comunidade católica de Tracuateua se preparou para este Círio. Padre Ari explicou que semanas atrás, a Igreja promoveu um período de evangelização na cidade, onde praticamente todas as famílias do município foram visitadas pelas imagens peregrinas de Nossa Senhora de Nazaré.

“Depois do período de evangelização, tivemos também o encontro das imagens com a participação de mais de 1500 fiéis que se concentraram para uma Missa Campal em frente à Igreja Matriz. Na noite de ontem (20), realizamos a transladação pelas ruas da nossa cidade iluminadas pelas velas de homenagens feitas pelas famílias aqui da nossa cidade. 

Aos fiéis que não puderam acompanhar presencialmente a festividade, a organização da Paróquia São Sebastião transmitiu as missas e procissão ao vivo no canal da igreja no Youtube. Até o final das programações, que encerram dia 28, todos os eventos serão transmitidos.

 

Ainda hoje, às 19h30, mais uma missa campal em louvor à Santa será realizada na Igreja Matriz. Após o momento religioso, haverá apresentações musicais e vendas de comidas típicas. 

Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ