Oração da Santa Joana D'Arc para ter perseverança
A jovem guerreira se tornou Santa por ter seguido a fé em Deus até os últimos momentos de vida
No dia 30 de maio é celebrado a história de perseverança e fé da Santa Joana D'Arc. Conhecida por ser uma guerreira que participou da Guerra dos Cem Anos, travada entre ingleses e franceses entre 1337 e 1453, ela foi assassinada e acusada por bruxaria, mas a história reverteu a condenação e a transformou em santa padroeira da França. Confira abaixo um pouco mais da história dessa jovem guerreira e a oração dedicada a ela.
Joana D'Arc, desde muito nova, dizia ter visões divinas e ouvir vozes. Uma dessas visões, em especial, teria sido de três santos: São Miguel, Santa Catarina de Alexandria e Santa Margarida de Antioquia. Muito religiosa, ela obedeceu as orientações dos santos que diziam sobre a sua participação na Guerra e que ela deveria ir até Carlos VII para conduzir os exércitos da França.
VEJA MAIS
Na época, Joana tinha por volta de 15 e 16 anos, mas foi ao encontro do rei e o convenceu a participar da guerra. Com trajes masculinos, Joana D'Arc teria sido a comandante do exército francês no chamado Cerco de Orleans. A vitória na guerra está datada em 8 de maio de 1429. Após esse episódio, em 17 de julho de 1429, Carlos VII foi coroado rei da França e Joana se tornou um símbolo de vitória e liberdade, mas as glórias da adolescente não seriam suficientes.
Em outro confronto liderado por ela, não conseguiu a vitória e acabou sendo presa por franceses aliados aos ingleses. Relatos de historiadores indicam que a menina guerreira foi condenada à morte por heresia e bruxaria por ter sido uma mulher com posição de destaque em guerras e as visões que afirmava ter.
(Reprodução / Joana D'Arc na estaca (1830-1897), Frederic Theodore Lix)
Joana D'arc morreu em 30 de maio de 1431, com apenas 19 anos. Poucos anos depois, o rei Carlos VII voltou atrás e fez da guerreira um símbolo do país. Ela foi santificada e elevada ainda mais em governos posteriores. Em 1909, ela foi beatificada. Já em 1920, veio a canonização que a tornou Santa. O motivo da santificação foi o martírio pelo qual ela passou na fogueira.
A jovem guerreira se tornou Santa por ter seguido a fé em Deus até os últimos momentos de vida e ter liderado centenas de homens para a vitória. Com coragem e perseverança, Joana D'Arc é um símbolo de sabedoria e obediência aos conselhos divinos.
Oração de Joana D'Arc
"Ó Santa Joana D'Arc, vós que, cumprindo a vontade de Deus, de espada em punho, vos lançastes à luta, por Deus e pela Pátria, ajudai-me a perceber, no meu íntimo, as inspirações de Deus. Com o auxílio da vossa espada, fazei recuar os meus inimigos que atentam contra a minha fé e contra as pessoas mais pobres e desvalidas que habitam nossa Pátria.
Santa Joana D'Arc, ajudai-me a vencer as dificuldades no lar, no emprego, no estudo e na vida diária. Santa Joana D'Arc, ajudai-me a vencer as dificuldades no lar, no emprego, no estudo e na vida diária. Ó Santa Joana D'Arc atenda ao meu pedido (faça seu pedido). E que nada me obrigue a recuar, quando estou com a razão e a verdade, nem opressões, nem ameaças, nem processos, nem mesmo a fogueira.
Santa Joana D'Arc, iluminai-me, guiai-me, fortalecei-me, defendei-me. Amém!"
(Estagiária Karoline Caldeira, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)