MENU

BUSCA

Médico doa a própria medula óssea para salvar criança; entenda o caso

Ali Alsamarah se tornou doador de medula há três anos ao ver um de seus amigos sobreviver à leucemia mieloide aguda após receber transplante

Juliana Maia

O médico Ali Alsamarah doou a própria medula óssea ao descobrir que podia ajudar uma criança que necessitava de um transplante urgente. Alsamarah é especialista em cardiologia intervencionista em um hospital da Flórida e espera que a atitude incentive outras pessoas a se inscreverem no registro de doadores.

VEJA MAIS

Família de Faustão defende na Câmara projeto que prevê doação automática de órgãos
Se alteração na lei passar, que, não registrar que se recusa a doar órgãos depois de morto, será um doador

Viúva diz que morte de doador de Faustão foi por omissão de socorro
Para Jaqueline Silva, esposa de Fábio Cordeiro, doador do coração para o apresentador, ninguém ajudou durante o AVC

Em abril, Alsamarah recebeu um telefonema e descobriu que era o doador ideal, podendo salvar a vida de um paciente. Ele é doador há três anos e decidiu entrar para o registro após presenciar a recuperação de um amigo que recebeu transplante de medula. 

Ao saber da notícia, Alsamarah realizou uma bateria de exames laboratoriais para confirmar se estava apto para ser submetido ao procedimento. Após os resultados atestarem a compatibilidade, o médico doou a medula para a criança e durante o pós-operatório, disse estar feliz e satisfeito por salvar uma vida.

“Espero que esta mensagem chegue às pessoas para que conheçam o programa de doação de medula óssea, pois irá enriquecer o conjunto com mais doadores e, portanto, mais potenciais pares para aqueles que necessitam. É uma terapia potencial para salvar vidas e é algo que todos deveriam considerar fazer", pediu o especialista.

(*Juliana Maia, estagiária de jornalismo, sob supervisão da coordenadora de OLiberal.com, Heloá Canali)

 

 

Notícia boa