Igreja se transforma em padaria para ajudar necessitados na pandemia; saiba como ajudar
A Ação Social Pão de Fátima já doou mais de 2 milhões de pães para pessoas em situação de vulnerabilidade social
Uma igreja da zona oeste do Rio de Janeiro se transformou em padaria para ajudar quem tem fome. Desde abril de 2020, a Ação Social Pão de Fátima já doou mais de 2 milhões de pães para pessoas em situação de vulnerabilidade social agravada pela covid-19, além de marmitas. A iniciativa é da Associação Arquidiocesana Tarde com Maria e do Santuário Cristo Redentor.
Berthaldo Souza Soares, de 53 anos, é fundador da Associação Arquidiocesana Tarde com Maria e explica como funciona o projeto. "Temos nossa cozinha e aqui fazemos toda a produção de pães e marmitas. A distribuição não fica por nossa conta, pela localização, por isso temos intuições cadastradas que vêm retirar e levam até os mais necessitados", explica.
Atualmente, a ação conta com a ajuda de 54 instituições cadastradas, que fazem doações e também ajudam no repasse dos alimentos. O projeto não recebe nenhum tipo de apoio da prefeitura ou governo do Estado.
"Quando nós começamos a dar as quentinhas, nós percebemos que era suficiente apenas para o almoço, aí começou a surgir a ideia de colocar um ovo. Nós colocamos! Depois tivemos a ideia de dar um pão para comer no jantar, e começamos essa história do pão, e quando percebemos tinha uma padaria aqui", conta o fundador.
A ação realiza a distribuição de cerca de 1,4 mil pães e 500 quentinhas por dia. Eles atendem famílias, moradores de rua, pessoas que se encontram em centros de recuperação de dependentes químicos, casas de acolhimento a idosos, entre outros.
Para ajudar
Você pode contribuir com a ação através do site Tarde Com Maria ou pelo telefone (21) 3114-0000. A distribuição de alimentos é feita diariamente, de domingo a domingo