CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Brasileira desenvolve método que utiliza samba no tratamento terapêutico de pacientes na Itália

A idealizadora da Sambaterapia contou que se inspirou nas Velhas Guardas das escolas de samba, onde a longevidade dos integrantes chama atenção

Redação Integrada

A pedagoga, dançarina e terapeuta carioca Claudia Belchior, de 54 anos, que há 28 vive na Itália, desenvolveu e patenteou o método denominado "Sambaterapia", uma proposta inovadora para melhorar a qualidade de vida mental e física das pessoas, utilizando os sons e movimentos do ritmo brasileiro, aliados à dança afro primitiva. 

A novidade é aplicada por Claudia em pacientes de um hospital de reumatologia de Milão e consiste no relaxamento, trabalho das articulações e alongamento acompanhados de música e dança. São pessoas que sofrem de problemas como fibromialgia, artrite reumatoide e esclerodermia (problema na pele que afeta as articulações), entre outras doenças. 

Em entrevista ao Extra, ela garantiu que os resultados surgem logo nos primeiros dias, como melhora no aspecto emotivo do paciente, mas auxilia também no alívio das dores. “O primeiro resultado é no aspecto emotivo, o que é fundamental para encarar uma doença, pois sem trabalhar a parte emotiva é muito difícil até que o remédio faça efeito. O emocional bem equilibrado também é importante para garantir a imunidade. Uma pessoa em conflito, com raiva ou medo tem o sistema imunológico afetado e a Sambaterapia trabalha a reorganização desse aspecto”, afirma Claudia.

A idealizadora da Sambaterapia contou que se inspirou nas Velhas Guardas das escolas de samba, onde a longevidade dos integrantes chama atenção. Ela acredita que isso é resultado da alegria e da energia que o ritmo transmite. Segundo Cláudia, em até três meses, quem nunca teve contato com o samba é capaz de ensaiar seus passos básicos.

“O samba ajuda a destravar o quadril. Também vou mostrando às pessoas por onde passa o movimento da música, trabalhando articulação por articulação”, explica Claudia, que receita aos pacientes e participantes de seus workshops Noel Rosa, Cartola, Nelson Cavaquinho e Pixinguinha, sem moderação.

Atualmente, está fechando parcerias para trazer a Sambaterapia para o Brasil. O método é reconhecido pelo Centro Internacional de Dança da Unesco, que fica em Paris, tendo recebido a certificação de "Novo modo de dança para a saúde" e já foi levado para diferentes pontos da Europa e até mesmo para o Japão.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Notícia boa
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS